Plano de aula – Brincando com a Matemática – Educação Infantil

Confira um plano de aula sobre o ensino da adição com jogos, para as crianças aprenderem brincando e se divertindo!

As brincadeiras na sala de aula, além de favorecem a construção do conhecimento, estimulam o desenvolvimento de vínculos afetivos maiores entre os alunos e professores e contribuem com a formação social das crianças.

No ensino da matemática, as atividades lúdicas têm se tornado indispensáveis, possibilitando a abordagem dos conceitos de forma leve, não exaustiva e trazendo-os para o mundo da criança, que é cheio de cores, movimentos, fantasia e diversão.

Para ensinar sobre a operação de adição, preparamos um plano de aula brincando com a matemática, com um jogo divertido para ensinar as ideias por trás dessa importante operação matemática.

Plano de aula – Brincando com a Matemática

TEMA: A operação de adição com jogos matemáticos

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos

OBJETIVOS:

  • Estabelecer relações entre quantidades;
  • Juntar quantidades para formar uma quantidade maior;
  • Compreender as ideias de adição.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Dois dados pedagógicos grandes (podem ser feitos de material reciclável);
  • Uma trilha com os números de 1 a 12;
  • Um objeto para percorrer a trilha (carrinho de brinquedo, uma pelúcia, etc);

DESENVOLVIMENTO

Nessa aula, a ideia é realizar uma brincadeira envolvendo os conceitos de sequência numérica e  operação de adição.

Para isso, serão necessários dois dados grandes, uma trilha dos números e algum objeto que percorra a trilha dos números, pode ser um carrinho, um sapinho de pelúcia, entre outros. Prepare esse material antes da aula.

Os dados podem ser confeccionados de material reciclável, com caixas de leite vazias e limpas, caixas de papelão e para decoração, EVA de várias cores.

Dados
Dados pedagógicos.
Dado
Os dados podem ser feitos com material reciclável.

A trilha pode ser feita com materiais diversos (papelão, TNT, etc), ela deve ser dividida em 12 partes, para os números de 1 a 12. Além dos numerais, você pode colar figuras que indiquem cada uma das quantidades, facilitando a compreensão das ideias de adição: juntar, acrescentar e agrupar.

Trilha de números

Com todos esses materiais prontos, inicie a aula explicando para as crianças que vocês farão uma brincadeira bem legal com dados. Mostre os dados para elas, permita que elas o segurem e vejam como ele funciona, pois algumas podem não tido contato com dados, ainda.

Em seguida, apresente a trilha dos números e peça para eles contarem os números de 1 a 12. Apresente o objeto que irá percorrer a trilha e peça que te ajudem a escolher um nome bem bonito pra ele. Vamos supor que o nome escolhido seja “Senhor Pulinho”.

Peça para que eles se organizem em duplas para participar dessa brincadeira. Cada criança da dupla deverá jogar um dos dados e, juntas, devem somar os números das faces voltadas para cima.

Feito isso, elas devem levar o Senhor Pulinho até o número correspondente na trilha. No decorrer da brincadeira, peça que eles digam se o movimento feito pelo Senhor Pulinho é para frente ou para trás na trilha e quantas casas da trilha ele terá que saltar para chegar no número.

Sugestão: Realize essa brincadeira para a operação de subtração, adaptando conforme necessário.

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e a realização das atividades.

Observe se eles compreendem as diferentes ideias da adição, como eles trabalham em duplas durante a brincadeira, quais estratégias de cálculo eles utilizam, se contam nos dedos ou pelas figuras da trilha.

Para baixar o plano de aula Brincando com a Matemática em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.