Plano de Aula de Artes – Estilos Artísticos

Nesta atividade, os alunos explorarão os estilos de arte de diferentes culturas pesquisando e criando uma "exposição de museu".

0

Introdução

Nesta atividade, os alunos explorarão os estilos de arte de diferentes culturas pesquisando e criando uma “exposição de museu”.

O que você precisa

– Mapa do mundo.

– Livros de referência ou outros materiais sobre a arte das culturas antigas e modernas.

O que fazer

  • Diga aos alunos que, como arqueólogos ou historiadores de arte, eles vão investigar e criar uma “exposição de museu”. Eles deverão mostrar a arte de uma cultura particular.
  • Divida a turma em pequenos grupos. Dê aos grupos tempo para pesquisar e escolher uma cultura específica. Exemplos: Grécia Antiga, China Antiga, Navajo, Camboja, Maia, Bizâncio.
  • Distribua aos alunos uma cópia de um mapa do mundo. No mapa do mundo, peça aos alunos que pintem a área escolhida e escrevam o nome da cultura e seu período.
  • Os alunos, em seguida, devem criar sua exposição, escolhendo artefatos e obras de arte que eles acham que representa melhor a arte da cultura selecionada. As peças podem ser representadas por cartazes, fotografias, desenhos e modelos.
  • Cada obra de arte deve ser acompanhada por um cartão informativo explicando o que é o artefato ou arte, quem o criou (se for conhecido) e a data em que foi criado.
  • Os alunos também devem escrever uma visão geral dando uma breve descrição da cultura e os principais aspectos do estilo de arte que estão estudando.
  • Monte mesas ou grupos de mesas como espaços de exposição e peça aos alunos que organizem suas peças, incluindo o mapa-múndi, a visão geral e os cartões informativos.
  • Cada exposição deve ter um “curador” do grupo para responder a perguntas. Peça aos alunos que circulem pelo “museu”.
  • Diga aos alunos que, ao verem as obras de arte e os artefatos, devem notar semelhanças e diferenças entre os estilos de arte. Você também pode querer convidar outras classes para ver as exibições.
  • Discuta com a turma certos motivos, estilos ou formas que os alunos podem ter notado entre as peças da exposição, citando exemplos específicos. (Por exemplo, tanto as culturas maias como as egípcias antigas construíram pirâmides).

Opções de Ensino

Você pode querer encontrar um espaço público em sua escola ou em algum local da comunidade para exibir as exposições por um período de tempo. Os alunos podem criar pôsteres para divulgar seu “museu”. Em seguida, faça uma visita a um museu ou galeria de arte real.

Como uma atividade de extensão, peça aos alunos que escolham duas culturas e criem uma tabela de “Semelhanças e Diferenças”, comparando os estilos de arte das culturas. Os gráficos podem ser pendurados no quadro de avisos da turma ou usados ​​como base para relatórios orais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.