Plano de aula de Língua Portuguesa sobre Prefixos

Esse plano de aula tem como objetivo ensinar sobre prefixos comuns e demonstrar uma compreensão deles completando sentenças.

Objetivo da lição: Ensinar sobre os prefixos comuns e demonstrar uma compreensão deles completando sentenças. Identificar e conhecer o significado dos prefixos e sufixos derivativos mais comuns.

Materiais:

  • Livro
  • Caderno para anotações

Atividade

Dizer: Qual é a diferença entre as palavras prender e desprender? (Permita que os alunos respondam.)

Principal

Dizer:

A palavra prender significa apertar ou juntar alguma coisa. A palavra desprender significa separar algo.

Na frente da palavra prender está o “des”. “Des” é um prefixo.

Um prefixo é uma palavra ou um grupo de letras que mudam o significado de uma palavra.

Existem muitos prefixos diferentes. Nós vamos falar sobre alguns desses prefixos hoje.

Os prefixos sobre os quais vamos falar são dis, des, re, con, anti e ex. (Escreva os prefixos no quadro e aponte para eles enquanto fala sobre eles.)

Exemplos

O prefixo re significa novamente. Um exemplo é redigitar. Você diria a alguém para redigitar algo ou digitá-lo novamente se não tivesse feito certo da primeira vez.

O prefixo ‘pré’ significa antes. A palavra pré-escola é um exemplo.

Agora, você fará uma planilha para praticar o que aprendeu sobre prefixos. Crie seis frases. Cada sentença deve ter dois espaços em branco. Usando as palavras entre parênteses no final das frases, faça os alunos escolherem qual palavra se encaixa em cada espaço.

Comentários

Dizer: Quem gostaria de compartilhar suas respostas? (Permita que os alunos compartilhem e repassem as respostas.)

Confira também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.