Plano de aula – De onde vem o nome da minha escola? – 2º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula: "De onde vem o nome da minha escola?" que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!
A equipe do Escola Educação compreende a importância da escola para a formação de um sujeito crítico, sociável e protagonista da sua vida.
A escola é um dos primeiros locais em que a criança socializa e, com isso, compreende que existe um mundo para além da sua família.
Nela, a criança começa a se perceber enquanto um indivíduo repleto de possibilidades e responsabilidades. É, na maioria das vezes, na escola que a criança começa a ter compromisso com horários e regras.
Com isso, o ambiente escolar é o primeiro local em que o indivíduo se relaciona com pessoas que não fazem parte dos seus laços sanguíneos.
Por isso, é importante que a criança compreenda a importância de valorizar o ambiente escolar e as pessoas que contribuem para o seu funcionamento.
É fundamental que ela saiba a origem da sua escola, fato que envolve a história da instituição e o motivo da sua fundação.
Compreender a origem do nome da escola é dar mais um significado a esse ambiente que faz parte ativamente da vida do estudante. É aproximá-lo da história do local que contribuirá para o seu crescimento.
Nesse sentido, elaboramos um plano de aula sobre o nome da escola para turmas do 2° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – De onde vem o nome da minha escola?
TEMA: De onde vem o nome da minha escola?
ANO: 2° ano do ensino fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância de saber a origem do nome da escola;
- Reconhecer que todos os nomes são escolhidos por algum motivo;
- Promover o interesse do estudante pela temática;
- Desenvolver a atenção, a memória e a linguagem;
- Promover a criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro ou lousa;
- Giz ou pincel;
- Folha branca;
- Lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
A primeira aula iniciará com você escrevendo seu primeiro nome em letra bastão no centro do quadro. Pergunte aos estudantes o que está escrito.
Assim que eles lerem, parabenize-os e comece a contar a história do seu nome. Para facilitar, elencamos alguns pontos para você abordar:
- Pesquise na internet o significado do seu nome;
- Diga quem o escolheu;
- Fale o motivo de você ter esse nome.
Feito isso, pergunte aos alunos se eles sabem o motivo dos seus pais ou familiares terem escolhido o nome deles.
Depois de ouvir todos os alunos que souberem a história da escolha do seu nome, pergunte a eles qual é o nome da escola. É provável que a maioria diga, sendo assim, selecione algum estudante para escrevê-lo no quadro.
Se a sua escola tiver o nome de alguma personalidade, pesquise na internet a história da vida dessa pessoa, seus principais feitos e mostre uma foto dela.
Caso o nome da sua instituição seja algum conceito, termo ou palavra, faça o mesmo. Pesquise seu significado na internet.
Se o seu caso for o segundo, é provável que a sua escola tenha algum slogan, se ela tiver, antes da aula, pergunte à equipe diretiva o motivo da escolha do slogan, caso ele seja algo complexo.
Seria interessante perguntar aos diretores/donos da instituição o motivo da escolha do nome, pois assim, você poderá mediar a temática de forma completa aos estudantes.
Feita essa explanação, diga que tudo o que os rodeia possui um nome. Os colegas de classe têm um nome, a professora (o) também, assim como todos os outros funcionários da instituição.
Explique a eles a importância de saber a origem do nome da instituição que eles estudam, pois o nome pode representar um objetivo.
Caso a escola se intitule com um nome próprio, saliente que foi a forma encontrada de homenagear a pessoa que muito fez pela comunidade/cidade/país.
Atualmente, é bastante comum ter instituições com nomes de militares, em razão da ditadura militar no Brasil.
Caso esse seja o caso da sua escola, explique esse fato da forma mais objetiva possível, pois a idade dos estudantes não é ideal para trabalhar o conteúdo nesse momento.
Aula 2
Na segunda aula proponha aos estudantes que eles criem sua própria escola. Distribua folhas em branco e peça que cada aluno faça um desenho de como seria sua própria escola.
Diga que é importante eles deixarem um espaço acima da folha para darem um nome à instituição.
Solicite que depois que o desenho estiver pronto, eles façam uma lista do que a escola fictícia de cada um tem. Exemplo:
- 10 salas de aula
- 4 banheiros
- 1 parquinho
- 2 pátios
- 1 cantina
Feitos os desenhos, pendure-os nas paredes da sala de aula.
Veja mais em:
- Plano de aula Dia dos Pais – Ensino Fundamental
- Plano de aula – O ser humano e o domínio do fogo – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Brincadeiras do folclore – Resgatando brincadeiras folclóricas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.