Plano de aula sobre o Meio Ambiente – Habitat dos animais

Com esse plano de aula sobre Habitat dos Animais, o aluno será capaz de citar algumas das características de diferentes ambientes.

TEMA: As “Casas” dos animais

OBJETIVOS:

Os alunos irão trabalhar em grupos para listar alguns dos habitats dos animais. Eles deverão concluir a lição selecionando um dos habitats e escrevendo sobre algumas de suas características e listando alguns animais que vivem naquele ambiente.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lápis, giz de cera, marcadores para uso dos alunos.
  • Papel para cada grupo de aluno para listar seus habitats.
  • Papel para cada aluno escrever sobre um ambiente de sua escolha

INTRODUÇÃO:

  1. Introduza a lição com uma pergunta inicial para provocar uma sessão de debate de ideias de habitats de todo o mundo. Pergunte aos alunos se caso eles fossem um animal, onde eles morariam e por quê.
  2. Explique que existem muitos lugares diferentes em todo o mundo que abrigam animais. Muitos animais têm características especiais para ajudá-los a sobreviver em ambientes diferentes.
  3. Introduza o termo habitat. Habitat é uma casa de animais. Um exemplo do conceito anterior seria um urso polar que mora onde está muito frio, como o Pólo Norte, e tem um pelo grosso. Pergunte aos alunos se eles acham que um urso polar poderia sobreviver na praia. Fale sobre as respostas de cada um deles.

DESENVOLVIMENTO:

  1. Explique aos alunos que hoje eles trabalharão juntos para listar quantos lugares os animais puderem viver. Explique que eles estarão trabalhando em grupo. Revise as regras do grupo: uma pessoa precisa ser o encarregado de anotar todos os itens. O restante devem se revezar para falar as respostas. Eles não devem gritar, então sugira que façam um círculo para manter as coisas em ordem. Reserve 20 minutos para os alunos trabalharem em pequenos grupos.
  2. Convoque a turma novamente e peça que tragam suas listas de habitats.
  3. Registre os habitats no papel, fazendo com que cada grupo destaque as coisas que listou. Explique que não há problema caso mais de um grupo tenha colocado os mesmos habitats.
  4. Revise a lista e faça perguntas para questionar sobre alguns dos habitats que não deveriam ter sido colocados na lista.
  5. Discuta alguns dos diferentes animais, grandes e pequenos, que vivem em alguns dos habitats listados.
  6. Peça aos alunos que discutam algumas das características que diferenciam os habitats. Por exemplo, um deserto é quente e seco. Uma caverna é escura e úmida.
  7. Siga as instruções independentes com os alunos. Diga a eles que escolherão um habitat da lista e anotará três características desse habitat. Eles também escreverão alguns dos animais que viveriam naquele habitat.
  8. Colete os papéis no final do horário.

AVALIAÇÃO

Designe os alunos para desenhar um mural de um habitat que inclua alguns dos animais que vivem lá.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.