Plano de aula – Minha família e nossa história – Ensino fundamental

Plano de aula com o tema: Minha família e nossa história.

A equipe do Escola Educação produziu esse plano de aula de História como sugestão para a sua aula que tem como tema: Minha família e nossa história. O objetivo é que ele seja trabalhado em turmas do 1° ano do ensino fundamental.

A concepção de família, durante muito tempo, foi reduzida ao formato composto por pai, mãe e filhos. Mesmo que essa ideia de família não seja a realidade de grande parte da população, ela foi a que vigorou por mais tempo.

Por isso, família é um dos conceitos jurídicos que teve mais alterações nas últimas décadas. As sociedades passaram por profundas transformações em suas práticas sociais e valores. Existem várias realidades sociais acerca da classificação de família com proteção jurídica.

Plano de aula – Minha família e nossa história

TEMA: Minha família e nossa história

ANO SUGERIDO: 1° ano do ensino fundamental

DURAÇÃO SUGERIDA: 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Estimular a reflexão acerca do termo família;
  • Conscientizar o estudante de que todo formato de família é importante;
  • Promover a valorização da família;
  • Fazer com que o estudante compreenda o formato da sua família.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel
  • Lápis
  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou pincel

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Um dos pontos que a primeira aula se concentrará será no diálogo. Diga aos alunos o seu nome completo e o escreva no quadro em letra bastão.

Destaque os seus sobrenomes e comece a falar da sua família a partir deles. Explique a origem de cada um. Destacando o que corresponde à família do seu pai e destacando o que se refere à família da sua mãe.

A partir de então, narre como é a sua família. Diga os nomes dos seus pais e avós. Fale com quem você mora. Se tiver filhos, cite-os. É importante que no momento em que você estiver falando sobre a sua família, você mencione algumas características das pessoas que a compõem e de que forma esse comportamento influencia o seu.

Exemplo 1: Meu pai sempre foi brincalhão, por isso gosto muito de me brincar com vocês.

Exemplo 2: Minha tia adora praticar esportes, por isso sempre promovo aulas ao ar livre com vocês.

Exemplo 3: A minha avó sempre gostou muito de ouvir músicas, por isso sempre canto com vocês.

Tente envolver os estudantes no diálogo para que eles comecem a compreender a influência da família deles em seus comportamentos.

Com base na participação dos estudantes, lance perguntas:

  • Com quem você mora?
  • O que você mais gosta nas pessoas que moram com você?
  • Diga como elas são (fisicamente)?
  • São divertidas ou sérias?

Peça para que os estudantes desenhem as pessoas das famílias deles que os fazem felizes.

Como tarefa de casa, peça que eles escrevam seus nomes completos em uma folha branca e que conversem com os familiares que morem com eles sobre a origem dos seus sobrenomes.

Solicite algo simples, do tipo: Mariana Rocha Soares. O Rocha vem da mamãe e o Soares do papai. O nome dos meus avós maternos é Sueli e João e dos meus avós paternos são Maria e Arnaldo. Se tiver irmãos e tios, peça para inclui-los.

Peça para que os estudantes perguntem aos seus familiares quem eles puxaram fisicamente, qual mania eles têm que se origina da família deles e o que mais gostam de fazer.

Aula 2

O primeiro momento da segunda aula se concentrará na análise e no diálogo das tarefas realizadas pelos estudantes em casa.

O segundo momento da aula consistirá na produção de perguntas – no formato de entrevistas – para serem feitas às pessoas que moram com o estudante.

Pense em ao menos 5 perguntas para serem feitas à pessoa que ele escolher. As perguntas podem ser as seguintes:

  • O que você mais gosta do meu jeito?
  • Você tem quantos irmãos?
  • O que você mais gosta de fazer quando a família está reunida?
  • Com quem você me acha mais parecido (fisicamente) ?
  • Você acha o meu jeito parecido com o jeito de quem?

Escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem e façam essas perguntas para algum familiar. Diga a eles que as respostas devem ser curtas.

Aula 3

A terceira aula se concentrará nas respostas obtidas pelos estudantes. Auxilie-os na leitura. Ao fim, pergunte se eles gostaram da tarefa e porquê.

Diga a eles que é muito importante saber a sua história e de sua família. Diga que essa é uma maneira de nos conhecermos melhor e de conhecermos as pessoas com as quais convivemos.

Faça um breve resumo da aula, destacando que agora eles sabem a origem de seus sobrenomes, sabem quais as características físicas e os trejeitos que se parecem com pessoas específicas.

Ressalte que a partir dessas aulas eles tomaram consciência de alguns pontos da história da família deles.

Por fim, peça para que os estudantes desenhem o que eles acharam de mais interessante na descoberta sobre suas famílias. Foi se parecer com alguém? Foi conseguir conversar com sua mãe, padrasto, pai, avó, madrasta, tia?

Dessa maneira, você estimulará a memória do estudante, assim como a criatividade!

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.