Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de caule

Fixação de conteúdo sobre a morfologia de caule.

Os caules são os principais órgãos de sustentação e condução das plantas. Eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos, além de ter sua morfologia muito diversificada para se adaptar aos diversos habitats em que se encontram.

Veja a seguir um plano de aula prática sobre morfologia do caule para que você revise o conteúdo com seus alunos!

Plano de aula – Aula Prática –  Morfologia de Caule

TEMA: Morfologia de Caule

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 a 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o que é um caule;
  • Identificar os tipos de caule;
  • Identificar as partes do caule e suas funções.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Os caules aqui descritos são apenas sugestões, o professor(a) pode utilizar os caules que forem de fácil acesso em sua região.

  1. Inhame
  2. Batata inglesa
  3. Cebola
  4. Gengibre
  5. Orquídea
  6. Cacto
  7. Passiflora sp. (maracujá)
  8. Chlorophytum sp. (clorófito)
  9. Ruscus sp. (ruscus)
  10. Faca de mesa
  11. Bandejas
  12. Roteiro de aula prática para cada aluno (veja abaixo)

DESENVOLVIMENTO:

Professor(a), faça o revezamento de materiais entre os grupos, por exemplo: cada grupo pode ficar com 5 exemplares e quando finalizar as anotações no roteiro, trocar os materiais com o grupo que tenha exemplares diferentes.

Dessa forma, se sua sala tiver 4 grupos, por exemplo, você precisará organizar apenas dois conjuntos de materiais.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
  • Apesar da atividade ser realizada em grupo, cada aluno deve ter seu roteiro individual.
  • Faça o primeiro exemplar com seus alunos para exemplificar.
  • Oriente para que além de observar eles respondam as questões do roteiro.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da comunicação durante a aula e também da correção dos roteiros.

Roteiro de aula prática – Morfologia de Caule

Colégio:____________________________________________________________________________________

Aluno:___________________________________________________________________Turma: ____________

Para cada caule, faça o esboço de um desenho e aponte todas as estruturas que você vê no caule (nós, entrenós, gemas, folhas, raízes adventícias). Depois responda aos questionamentos. (Material = nome da planta/ Local: aéreo, subterrâneo ou aquático/ Tipo: classificação)

Caule 1                                                            

  • Material:
  • Local:
  • Tipo de caule:

Caule 2

  • Material:
  • Local:
  • Tipo de caule:

Caule 3

  • Material:
  • Local:
  • Tipo de caule:

Caule 4

  • Material:
  • Local:
  • Tipo de caule:

Caule 5

  • Material:
  • Local:
  • Tipo de caule:

(Insira quantos materiais forem necessários para sua aula.)

Você pode baixar esse plano de aula e o roteiro em PDF clicando aqui!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.