Plano de aula sobre números pares – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Veja um plano de aula com uma brincadeira e atividades para ensinar crianças sobre os números pares, reconhecendo-os como números que podem formar pares.

É notável a dificuldade que muitos alunos têm em compreender e sistematizar os conceitos matemáticos. Até mesmo o conceito de números pares que deveria ser tão natural, mas pode parecer muito abstrato.

Uma forma divertida de levá as crianças a adquirir noções sobre números pares é através da compreensão de que esses números podem ser agrupados dois a dois.

A seguir, apresentamos um plano de aula sobre números pares com sugestões de brincadeira e atividades para ensinar aos pequenos sobre tais números.

Plano de aula – Noção de números pares – Ensino Fundamental

TEMA: Noções de números pares

TEMPO SUGERIDO: em torno de 2 horas e 20 minutos.

HABILIDADES BNCC: (EF01MA05) – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

OBJETIVOS:

  • Adquirir noções sobre os números pares;
  • Perceber que números pares podem formar grupos de dois em dois.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Música infantil de sua escolha;
  • Algum aparelho para tocar a música;
  • Cartolina branca;
  • Papel cartão em duas cores diferentes (ou cartolina);
  • Botões de roupa (bolinha de papel, se preferir);
  • Cola, tesoura, régua, pincéis de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

1ª atividade: Brincadeira “Cada um procura um par”

A brincadeira funciona assim:

Coloque uma música divertida para tocar. Enquanto isso, os alunos devem se misturar no meio da sala e se mover. Quando a música parar, cada um precisa procurar algum colega para formar um par!

brincadeira para reconhecer números pares
Brincadeira para criar noções sobre os números pares.

Você pode dividir a turma em dois, três ou mais grupos de alunos e repetir a brincadeira.

A ideia é que eles percebem que algumas vezes todos vão achar um par, outras vezes, não.

Para arrematar essa atividade, você pode pedir que os alunos verifiquem se conseguem formar pares com os lápis de cores que eles têm no estojo, ou com os cadernos, livros, etc.

Discuta com eles a ideia de que alguns números formam pares e outros não.

2ª atividade: Cartaz de números 

Se os alunos já têm alguma noção sobre os números pares, o momento é oportuno para identificar os números pares entre 1 e 10.

O cartaz de números deve ser preparado antes da aula.

Sugestão de cartaz:

  • Faça 10 cartões retangulares, 5 de uma cor e 5 de outra cor, por exemplo, azul e amarelo.
  • Nos cartões azuis escreva os números pares e nos cartões amarelos, os números ímpares.
  • Pregue os cartões em uma cartolina branca, seguindo a ordem dos números.
  • Abaixo do número, pregue botões, enfileirados, conforme o número do cartão. Se for número 4, 4 botões.
  • Circule os botões, dois a dois. Se o número for ímpar, o último botão da fileira ficará sem circular.

Mostre cada cartão de números para os alunos, repasse com eles a ideia de formar pares e peça para identificarem quais são os números pares entre 1 e 10.

3ª atividade: Números pares no corpo humano

Vamos reforçar a ideia dos números pares? Selecione um número ímpar de alunos, três, por exemplo, e peça para irem à frente.

Então, explore os números pares considerando o número de algum membro ou parte do corpo humano.

Faça perguntas como: O número de olhos é par? O número de cabeças é par? E o número de braços?

O intuito é que eles percebam que o número será par quando cada aluno tiver um par daquele membro e passem a responder às perguntas sem precisar contar.

AVALIAÇÃO: 

A avaliação pode ser feita a partir do comportamento e participação dos alunos em cada atividade e observando a percepção que os alunos vão criando sobre os números pares.

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.