Plano de aula – Números de três ordens – 2º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Veja um plano de aula sobre números de três ordens com base na habilidade EF02MA01 da BNCC. Confira ideias legais com o ábaco e sugestão de atividades!

Cada algarismo que forma um número pertence a uma ordem e possui um valor posicional. Nos números de três ordens, há a ordem das unidades, das dezenas e das centenas.

Assim, para que os alunos possam formar e analisar números até a ordem das centenas, é necessário criar estratégias que os levem a compreender as características do sistema de numeração decimal.

A seguir, veja um plano de aula sobre números de três ordens com base na habilidade EF02MA01 da BNCC.

Plano de aula – Números de três ordens

TEMA: Números de três ordens

HABILIDADES DA BNCC: (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos

OBJETIVOS:

  • Entender a ordem e posição dos algarismos que formam um número para determinar o valor posicional e formar números de três ordens.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Ábaco aberto;
  • Quadro e giz;

DESENVOLVIMENTO:

Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento básico sobre ordem dos números.

1º momento

Comece a aula relembrando sobre os números e os seus algarismos, a ordem dos algarismos em um número, unidades, dezenas e centenas.

No quadro, escreva as relações entre unidades, dezenas e centenas:

  • 1 unidade = 1
  • 1 dezena = 10 unidades
  • 1 centena = 100 unidades

Explique que cada algarismo de um número tem um valor posicional, que é um valor que depende da ordem do algarismo. Diga que, por isso, vocês irão utilizar o ábaco aberto.

O ábaco aberto é simples de ser construído e cada aluno poderá ter o seu próprio ábaco aberto feito com materiais recicláveis, como isopor, palitos, tampinhas de garrafa PET e caixa de ovos.

A ideia é que nessa aula, os alunos já estejam com o ábaco pronto. Veja algumas sugestões para fazer antes de dar essa aula.

É interessante utilizar tampinhas de cores diferentes para representar unidades, dezenas e centenas. Assim, durante a aula não existem mais “tampinhas”, mas sim unidades, dezenas e centenas.

É importante que eles entendam que apenas com os algarismos de 0 a 9 eles podem formar qualquer número de três ordens, por conta do valor posicional.

Então, mostre-lhes como utilizar o ábaco para saber o valor posicional de cada algarismo. Exemplifique com alguns números de três ordens, como 234.

Mostre que na ordem das unidades, o algarismo tem valor posicional igual ao próprio algarismo. Então, se o número é 4, o valor posicional é 4.

Já na ordem da dezena, o algarismo indica a quantidade de dezenas. Então, o 3 indica 3 dezenas, que é o mesmo que 30 unidades. Logo, o valor posicional é 30.

Por fim, na centena, o algarismo indica a quantidade de centenas. Então, o 2 indica 2 centenas, que é o mesmo que 200 unidades. Assim, o valor posicional é 200.

Escreva no quadro:

234 = 200 + 30 + 4

2º momento

Para praticar e absorver melhor o conteúdo, proponhas algumas atividades para os alunos.

Sugestão de atividade:

1) Utilize o ábaco para formar os números e, depois, escreva o número formado no caderno.

a) uma centena, quatro dezenas e sete unidades.
b) duas centenas, cinco dezenas e uma unidade.
c) sete centenas, zero dezenas e oito unidades.

2) Escreva o valor posicional de cada um dos algarismos sublinhados:

a) 105
b) 419
c) 723
d) 946

3) Considere os algarismos 3, 8 e 2 e responda:

a) Quantos números diferentes podemos formar com esses algarismos?
b) Qual o maior número formado?
c) Qual o menor número formado?
d) Qual o valor posicional do algarismo 8 em cada um dos números formados?

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e realização das atividades.

Observe se eles entenderam como é possível formar tantos números tendo apenas dez algarismos diferentes e como eles usam o ábaco para resolver as atividades.

Para baixar esse plano em PDF, clique aqui!

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