Plano de Aula para Berçário 1

Uma sala de bebês é um lugar especial onde os bebês são nutridos, amados e recebem oportunidades de aprender!

Toda criança cresce e aprende coisas novas em seu próprio ritmo.

O guia de atividades é projetado em torno das principais rotinas. Cada rotina oferece múltiplas oportunidades para interações com adultos.

  • Vamos comer: refeições, lanches, comer fora
  • Vamos ficar limpos: tomar banho, trocar fraldas, ir ao banheiro, se arrumar e se vestir
  • Vamos sair: passear, explorar ao ar livre, movimento do corpo
  • Vamos compartilhar palavras e histórias: lendo, contando histórias oralmente, desenho e outras formas de expressão
  • Vamos descansar: soneca, hora de dormir e tempo de inatividade

0 – 3 Meses

Como o bebê normalmente age:

  • Pode rapidamente se acalmar;
  • Sorrisos;
  • Concentra-se nos rostos;
  • Vira-se para sons;
  • Segue as coisas com os olhos;
  • Atua entediado (chora, se agita) se a atividade não muda;
  • Mantém a cabeça erguida;
  • Pode começar a empurrar para cima quando deitado de barriga.

As crianças começam a aprender antes mesmo do nascimento. Os bebês aprendem através de experiências com o mundo deles.

Desde o nascimento, os bebês absorvem seu mundo através do desenvolvimento de sentidos.

Os sentidos da audição, tato e olfato são os mais desenvolvido durante os primeiros três meses de vida. Visão se desenvolve significativamente durante estes primeiros meses, mas os bebês nessa idade foca melhor quando os objetos estão a uma faixa de 30 centímetros de distância. O rosto dos adultos se tornam um dos principais pontos de foco dos bebês.

Vamos Comer:

  • Vamos nos preparar para comer;
  • Use nomes para aqueles que estão interagindo e alimentando o bebê. Por exemplo: a tia está te alimentando hoje;
  • Durante o tempo de alimentação, se o bebê estiver alerta, faça “música” enquanto faz contato visual com ele / ela;
  • Mande beijos com barulhos, cantarole uma melodia ou cante uma música.

Vamos ficar limpos:

  • Ao trocar uma fralda ou preparar o bebê para um banho, brinque com cuidado com os dedos e os pés do bebê, fazendo cócegas leves;
  • Após a hora do banho, dê uma amostra de diferentes texturas à barriga do bebê. Selecione diversos utensílios suaves e palpáveis. Um de cada vez, passe cada item com delicadeza em toda a pele do bebê, descrevendo a sensação. Por exemplo: “Sentiu o lenço de seda? É muito escorregadio;
  • Dê um nome às partes do corpo do bebê enquanto massageia suavemente cada parte.

Vamos caminhar:

  • Dê um passeio lá fora. Descreva as coisas que você é vendo e sentindo;
  • Vamos compartilhar palavras e histórias: Deite o bebê em uma superfície plana e macia. Esfregue suavemente as mãos e dedos do bebê enquanto você canta uma música;
  • Coloque livros ou fotos na frente do bebê e descreva as imagens. Leia em voz alta para o bebê em um tom de voz calma, faça contato visual frequente.

Vamos dizer Olá e Adeus:

  • Jogue “Agora você vê, agora você não vê.” Mostre ao bebê um brinquedo. Tampe o brinquedo com um pano, perguntando “Onde está?” Retire o pano com um “Aqui está.”

Vamos dormir:

  • Toque uma música de dormir como parte da sua rotina de dormir;
    Leve o bebê ao redor da sala e diga “boa noite” a brinquedos, pessoas e objetos favoritos;
  • Tocar um CD favorito ou canções de ninar ou outra música suave enquanto você coloca o bebê para dormir, e então deixe em um volume baixo para depois de sair.

3 – 6 Meses

Como normalmente age:

  • Reconhece rostos familiares;
  • Responde as emoções e muitas vezes parece feliz;
  • Gosta de olhar para si mesmo no espelho;
  • Rola para várias direções;
  • Pode reagir a estranhos;
  • Consegue murmurar as vogais (ah, eh, oh);
  • Responde ao próprio nome;
  • Começa a sentar sem apoio ou suporte;
  • Passa itens de uma mão para outra.
Crianças de três a seis meses começam a prestar mais atenção ao mundo ao redor deles. Interações positivas, cheias de linguagem e exploração sensorial, são benéficas para a aprendizagem do bebê.

Vamos Comer:

  • Enquanto você arruma o bebê para começar a se alimentar, tente o seguinte jogo com os dedos: “Volta e volta do jardim, foi o ursinho de pelúcia. Um passo, dois passos” (Ande com os dedos ao redor da mão do bebê. Siga os passos com oo seus dedos para cima do braço e, em seguida, faça cócegas na axila, queixo ou pés);
  • Deixe o bebê segurar e explorar as colheres. Quando ele começar a comer sólidos, ele / ela vai gostar de segurar uma colher enquanto está sendo alimentado.

Vamos ficar limpos:

  • Depois de trocar a fralda, segure as mãos e pulsos e conte, “um, dois, três, para cima!” Gentilmente puxe-o para uma posição sentada. Sorria e abaixe o bebê para repetir. Coloque um brinquedo texturizado embaixo do bebê durante a troca de fraldas ou enquanto está se vestindo. Fale qual a textura do brinquedo e diga onde ele está escondido.

Vamos caminhar:

  • Suavemente balance o bebê para trás e para frente. Ande com ele enquanto faz barulhos de avião;
  • Leve seu bebê em uma aventura na natureza dando um passeio lá fora. Recolha itens naturais ao longo do caminho, como folhas, grama, varas, pedras, etc. Quando chegar na sala, coloque os itens em garrafas plásticas transparentes e prenda bem as tampas (você pode usar cola ou fita, também). Deixe a criança explorar os itens dentro das garrafas. Você pode fazer pequenos buracos nas garrafas que contém itens que cheiram.

Vamos compartilhar palavras e histórias:

  • Segure o bebê no colo e leia uma história simples;
  • Livros de pano são os melhores. Permita que seu bebê explore o livro (a maioria dos bebês tentará colocar o livro em suas bocas);
  • Peça aos pais para que deixem fotos deles e de membros da família e sempre mostre para o bebê! Converse com ele. Ouça o bebê balbuciando.

Vamos dizer Olá e Adeus:

  • Mostre a ele uma bola e cubra-a com um dos três Copos. Certifique-se de que o bebê veja qual copo você escondeu a bola debaixo. Em seguida, incentive-o a pegar ou tocar no copo com o bola escondida com um “você achou!”

Vamos dormir:

  • Enquanto você aconchega o bebê antes do cochilo ou da hora de dormir, puxe uma lanterna, ligue-o e diga “Olhe para a luz!” ilumine ao redor da sala, focando em vários objetos. Converse sobre os objetos até pegar no sono.

6 – 9 Meses

Como normalmente age:

  • Responde ao próprio nome;
  • Sempre procura por novos objetos;
  • Senta sozinho;
  • Murmura palavras como “mamãe” ou “papai”;
  • Fica em pé apoiado enquanto aguentar;
  • Passa brinquedos ou objetos de uma mão para a outra

Seis a nove meses de idade são exploradores. Eles gostam de fazer várias coisas para saber o que acontece (causa e efeito).

Eles estão começando a se mover com alguma habilidade, sentando-se, rastejando e até começando a ficar de pé.

Os bebês dessa idade estão interessados em coisas novas e pessoas, mas ao mesmo tempo, muitas vezes têm medo de estranhos.

Eles gostam de olhar e entender sobre as coisas que estão acontecendo ao seu redor.

Vamos Comer:

  • Traga o bebê para a mesa e dê alimentos como banana em suas mãos para introduzir novos alimentos, lentamente;
  • Ajude-o a descobrir por que ou como as coisas acontecem. Quando ele deixar cair uma colher ou garrafa, pegue e descreva o que aconteceu. “Você largou a colher e fez um barulho alto.”;
  • Os bebês aprendem fazendo a mesma coisa repetidas vezes.

Vamos ficar limpos:

  • Achou! Depois de trocar a fralda do bebê, coloque um cobertor macio ou item de vestuário sobre uma parte do rosto dizendo “Onde está o bebê?” Então, puxe-o suavemente, dizendo “Achou!” Repita com o seu braço ou perna do bebê, descrevendo a parte do corpo coberta enquanto você joga;
  • Dê a criança um chocalho ou um pequeno brinquedo que possa molhar enquanto estiver banhado;
  • Segure o bebê a frente de um espelho enquanto se veste. Deixe o bebê tocar o espelho para descobrir que o que está sendo visto não é “algo real”.

Vamos caminhar:

  • Coloque um brinquedo fora do alcance e incentive o bebê a engatinhar ou mover-se para obtê-lo.
  • Vamos compartilhar palavras e histórias: Descreva objetos e atividades conforme eles acontecem. “Estou colocando suas meias “,” olhe para aquela grande bola “,” que parece muito suave “.
  • Jogue jogos de palavras, repetindo os sons que seu bebê faz… “Dada, Dada.” Então, espere para ver se o seu bebê os diz novamente.
  • Mude o som um pouco … “titia, titia” e espere para ver se o seu bebê tenta um som diferente.

Vamos dizer Olá e Adeus:

Segure a mão do bebê para dar adeus quando uma pessoa familiar sair, dizendo “Até logo”.

  • Ajude-o a saber como responder a visitantes ou pessoas novas mostrando as maneiras como você diz olá ou cumprimenta alguém.
  • Não se surpreenda se o bebê tiver medo de novas situações ou adultos; ajude-o a se sentir confortável em situações estranhas.

Vamos dormir:

  • Seu o bebê acordar e chorar. Isso poderia ser um sinal de ansiedade de separação dos pais. Bata suavemente as costas e tranquilize-o de que você está por perto.

9 – 12 Meses

Como normalmente age:

  • Retira meias ou chapéu;
  • Bate palma de mãos juntas;
  • Diz pelo menos uma palavra;
  • Coloca objetos em recipientes e leva-os para fora;
  • Imitando pessoas;
  • Entende “não”;
  • Identifica-se no espelho;
  • Fica por 1-2 minutos sem apoio.
Os bebês nessa idade observam os outros e repetem as ações que eles veem. Eles gostam de explorar objetos e ações e repetir, também tentam entender como as coisas funcionam.

Vamos Comer:

  • Bebês experimentam novos alimentos com mais vontade se puderem se alimentar si mesmos. Coloque pequenos pedaços de um novo alimento na bandeja e dê o tempo do bebê para investigar isto.

Vamos ficar limpos:

  • Enquanto toma banho ou se veste pergunte: “Mostre para a tia o seu nariz” ou “Onde estão suas mãos?”;
  • Ajude o bebê a ficar animado com a hora do banho! Coloque um brinquedo favorito ou chacoalhe fora do alcance e incentive-o a alcança-lo.

Vamos caminhar:

  • Faça um livro de textura, colocando diferentes objetos que se encontra do lado de fora. Faça uma página com algodão, outra página algo mais áspero e outra com algo mais duro. Ajude o bebê a sentir cada página e aponte onde você pode encontrar esses objetos.

Vamos compartilhar palavras e histórias:

  • Dê a criança um pedaço de papel e um lápis grosso não tóxico. Mostre como fazer desenhos no papel e deixe ele / ela rabiscar a vontade.

Vamos dizer Olá e Adeus:

  • Dê a criança a chance de fazer parte da rotina do Olá-Adeus. Fique do outro lado da porta e peça para ele bater, quando ele fizer isso apareça e diga “Olá”.

Vamos dormir:

  • Conte os dedos do bebê enquanto tira suas meias. Cante: “1-2-3-4-5, uma vez que peguei um dedo do pé, 6-7-8-9-10, então eu deixei para lá”

Item Relacionado: Plano de Aula para Berçário II

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.