Plano de aula sobre formas geométricas – Educação infantil

Entender as formas geométricas permitirá que os alunos estejam mais sintonizados com o mundo ao redor e as conexões entre os objetos.

A capacidade de identificar as formas geométricas com precisão é uma habilidade matemática fundamental.

Conhecer essas figuras é bastante gratificante para crianças porque o mundo delas é cheio de formas. Confira nosso plano de aula sobre formas geométricas desenvolvido para educação infantil!

Plano de aula – Formas geométricas

TEMA: Formas geométricas

ANO: 1º ano

OBJETIVOS:

O conhecimento adquirido nesta lição dará às crianças conhecimento das formas e suas características.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Recursos visuais são muito importantes. Faça recortes em papel, EVA ou outro material colorido:

  • 1 Círculo amarelo
  • 1 Quadrado azul
  • 1 Retângulo verde
  • 1 Triângulo vermelho

INTRODUÇÃO:

Primeiro, pergunte aos estudantes se eles conhecem algum nome de formas geométricas. Questione onde eles encontram diferentes formas em seu dia a dia, por exemplo, em casa ou na escola. Dê exemplos: luzes de semáforo, televisão, edifícios, etc.

Então, diga à classe o seguinte: “Hoje vamos aprender sobre 4 formas básicas: o círculo, o quadrado, o triângulo e o retângulo. Nós podemos ver essas formas em diferentes lugares todos os dias. É muito importante saber reconhecê-las! Nós veremos, também, quais são os lados e cantos de cada uma dessas formas, pois essas características nos permitem identificar o nome de cada uma.”

DESENVOLVIMENTO:

1- Círculo

Primeiro, eles aprenderão sobre o círculo. Explique que os círculos são redondos. Pergunte se alguém pode dar um exemplo de um objeto circular em casa em na sala de aula. Informe que os círculos não possuem cantos. Então, pendure o grande círculo amarelo na lousa.

2- Quadrado

Em seguida, os alunos aprenderão sobre o quadrado. Pergunte se alguém pode pensar em um objeto que tem a forma quadrada. Explique que quadrados têm quatro lados retos, todos do mesmo tamanho. Então, coloque o quadrado azul na lousa. Aponte para a forma e para cada um dos quatro cantos.

3- Retângulo

Logo depois, os alunos aprenderão sobre o retângulo. Explique que os retângulos são parecidos com os quadrados, mas os lados não são todos do mesmo tamanho. Coloque um retângulo verde na lousa. Aponte para a forma e para cada um dos quatro cantos, dê enfase nas partes que são diferentes dos lados do quadrado.

4- Triângulo

Por fim, os alunos aprenderão sobre o triângulo. Explique que os triângulos têm três lados. Pendure o triângulo vermelho na lousa e aponte para a forma. Pergunte quantos cantos tem um triângulo. Veja se alguém consegue pensar em alguns triângulos que vemos na vida cotidiana.

AVALIAÇÃO:

Pergunte à classe as seguintes questões e peça para que as crianças desenhem as respostas em um papel em branco, utilizando lápis coloridos.

  • Qual forma tem três cantos?
  • Qual forma é redonda?
  • Qual forma tem quatro lados que são todos iguais?
  • Qual forma tem três lados e três cantos?

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