Plano de Aula sobre Geometria com Origamis

Ajude os alunos a praticar o origami para desenvolver um conhecimento das propriedades geométricas.

Ajude os alunos a praticar o origami para desenvolver um conhecimento das propriedades geométricas. Esse plano de aula pode ser utilizado por estudantes de segunda ano (ou acima).

Duração: Um período de aula, 45 a 60 minutos.

Materiais

  • Papel de origami ou papel comum, cortado em quadrados de 8 x 8;
  • Livro ou computadores com acesso a internet.

Objetivos

Os alunos usarão o origami para desenvolver uma compreensão das propriedades geométricas.

Proposta

Reconhecer e desenhar formas com atributos especificados, com um determinado número de ângulos ou um determinado número de faces iguais. Identifique triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos e cubos.

Introdução à lição

Mostre aos alunos como fazer um avião usando os papéis. Dê-lhes alguns minutos para brincarem com os aviões em torno da sala de aula.

Procedimento passo a passo

Quando finalizar a introdução da atividade, diga aos alunos que matemática e arte são combinadas na arte tradicional japonesa do origami. A dobragem de papel existe há centenas de anos e há muita geometria nesta bela arte.

Encontre um livro de imagens que contenha origamis. O objetivo aqui é dar aos alunos uma imagem visual do origami para que eles saibam o que estarão criando na lição.

Visite um site ou use o livro que você selecionou para a classe e encontre um design de origami fácil. Você pode projetar essas etapas para os alunos ou apenas consultar as instruções. Um barco é um origami muito fácil.

Quando os alunos começarem a dobrar, usando esse método para o barco de origami, pare-os em cada etapa para falar sobre a geometria envolvida.

Primeiro de tudo, eles estão começando com um retângulo. Então eles estão dobrando seu retângulo ao meio. Peça-lhes para abri-lo para que possam ver a linha de simetria e, em seguida, dobre novamente.

Quando eles chegarem ao passo onde estão dobrando os dois triângulos, diga-lhes que esses triângulos são congruentes, o que significa que eles são do mesmo tamanho e formato.

Quando eles estiverem juntando as laterais para fazer um quadrado, revise isso com os alunos. Você também pode destacar a linha de simetria no centro do quadrado.

Crie outra figura com seus alunos. Se eles chegaram ao ponto em que você acha que eles são capazes de fazer o seu próprio origami, você pode permitir que eles escolham entre uma variedade de designs.

Lição de casa/Avaliação

Como esta lição foi projetada para uma revisão ou introdução a alguns conceitos de geometria, não é necessário fazer o dever de casa. Para divertir os alunos, você pode sugerir que eles façam um origami em casa com suas famílias.

Avaliação

Esta lição deve ser parte de uma atividade maior sobre geometria. No entanto, em uma aula futura, os alunos poderão ensinar um formato de origami a um pequeno grupo deles e você poderá observar e registrar a linguagem da geometria que eles estão usando para ensinar a “lição”.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.