Plano de Aula sobre Gráficos – 3º Ano

Através deste plano de aula, os alunos serão capazes de coletar, registrar e interpretar dados.

Coleta e representação através de um gráfico! Nesta lição, seus alunos praticarão a coleta, organização e conseguirão interpretar dados usando exemplos da vida real.

Plano de Aula – Coletando e Organizando Dados

Tema: Coleta e Organização de Dados

Turma: 3º ano

Tempo Sugerido: 50 minutos

Objetivos: Os alunos serão capazes de coletar, registrar e interpretar dados. Eles também aprenderão a construir gráficos em colunas para ilustrar os dados que coletaram.

Material Necessário:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades listadas abaixo para todos os alunos.

Introdução:

Explique a seus alunos que eles irão aprender a representar dados ou informações através de gráficos.

Peça que eles deem um exemplo de algum momento em que tiveram que coletar e usar dados.

Aproveite os dados de seus alunos solicitando-lhes que digam a fruta favorita de cada um.

Escreva no quadro em categorias. Por exemplo, as categorias podem ser maçã, morango, uva, entre outros.

Desenvolvimento:

Exiba os dados no quadro, escrevendo quantos alunos votaram em cada fruta.

Faça um esboço de um gráfico e explique que os números geralmente estão no lado vertical (eixo y), e o que está sendo medido geralmente está no lado horizontal (eixo x).

Por exemplo, no gráfico de dados das frutas preferidas, as frutas estariam no eixo x, e o número de pessoas que votaram deveria estar no eixo y.

Convide alguém para ilustrar os dados coletados em um gráfico de barras. Faça com que ela use um giz de ceira de cor diferente para cada item, como vermelho para maça e amarelo para abacaxi.

Faça perguntas aos seus alunos sobre o gráfico. As possíveis questões de orientação incluem:

  • Segundo o gráfico, qual é a fruta favorita da sala de aula?
  • E a menos favorita?
  • Quantas pessoas a mais preferem morango ao invés de maçã?

Prática guiada:

Explique aos seus alunos que eles irão coletar dados na sala de aula sobre o doce favoritos de cada colega.

Percorra a classe e peça a cada aluno que diga o seu tipo de doce favorito.

Registre as respostas no quadro.

Oriente seus alunos a formarem duplas e desenharem um gráfico de barras para esses dados. Peça-lhes que rotulem os eixos x e y.

Em seguida, circule pela classe e peça a cada aluno que diga seu animal favorito.

Registre esses dados no quadro.

Instrua seus alunos a formarem duplas e desenharem um gráfico para esses dados.

Faça perguntas aos seus alunos sobre o gráfico. Por exemplo:

  • Qual é o doce menos favorito da nossa classe?
  • Qual o animal favorito da classe?
  • Qual a diferença de alunos entre o animal mais favorito e o animal menos favorito?

Avaliação

Dê a seus alunos a seguinte planilha para preencher:

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