Plano de aula sobre números pares e ímpares

Desperte o interesse pela matemática em seus alunos com esse plano de aula sobre número pares e ímpares e facilite a compreensão da disciplina.

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Objetivos de aprendizado

Os alunos poderão classificar números como ímpares ou pares.

Introdução

  • Leia a definição de números ímpares e pares em voz alta para a classe.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam o que é um número par ou ímpar. Peça aos alunos que expliquem seu raciocínio.

Instrução

  • Diga aos alunos que eles jogarão um jogo de cartas chamado “Regra de números pares“.
  • Explique que o primeiro passo é escrever os números de 1 a 30 em cartões, com um número em cada cartão.
  • Diga aos alunos que a regra de números pares é um jogo para duas pessoas jogarem. Cada pessoa receberá 15 cartas para começar. Eles devem embaralhar suas cartas e colocá-las em uma pilha.
  • Peça a um aluno que venha para a frente da turma e exemplifique como jogar.
  • Diga à turma que o par contará até três e cada aluno deverá colocar o cartão que está no topo da pilha no meio.
  • Quem tem um número par diz “Par” e pega os dois cartões. Se ambos os alunos tiverem um número par, o aluno que disser “Par!” primeiro recebe as cartas. Se não for óbvio quem disse “Par!” primeiro, os alunos podem fazer um confronto onde colocam mais uma carta e jogam novamente, com o vencedor recebendo todas as cartas.
  • O jogo continua assim até que um jogador fique sem cartas. O jogador com todas as cartas ganha.

Prática guiada

  • Jogue algumas rodadas para servir de exemplo de como jogar o jogo.
  • Pergunte à classe qual jogador ganha cada rodada e repita as regras.

Tempo de trabalho independente 

Distribua cartões (30 por par) e peça que cada par escreva os números de 1 a 30 nos cartões.

Uma vez que as cartas tenham sido criadas, os pares podem começar a jogar o jogo.

Diferenciação

Suporte: peça aos alunos que joguem apenas com os números de 1 a 10.

Enriquecimento: Peça aos alunos que joguem com os números de 1 a 50.

Avaliação

Avalie como os alunos estão reconhecendo números ímpares e pares.

Revisão e fechamento

  • Reúna o grupo novamente.
  • Peça aos alunos para citarem os números pares de 1 a 30.

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