Plano de Aula sobre o Meio Ambiente – 6º ano

Confira abaixo um plano de aula sobre habitats e meio ambiente em que você possa discutir com os alunos e assim eles conheçam os habitats do planeta.


Cada ser vivo tem um lugar em que nasce, vive e se desenvolve. As vezes esse lugar é sempre o mesmo na vida toda. Às vezes, ele muda. Chamamos esse lugar de habitat.

Os habitats são lugares ou ambiente físicos em que os seres vivos encontram alimento, proteção, abrigo, sobrevivência… Enfim, todo lugar do meio ambiente é um habitat para um determinado ser vivo.

Entender o que é o habitat e quais são as suas características é a mesma coisa de entender como o meio ambiente funciona. Isso faz com seja possível preservar e conservar os habitats de todos.

TEMA:

  • Habitat e Meio Ambiente

DURAÇÃO:

  • 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Conceituar habitat;
  • Demonstrar o que os habitats tem a ver com o meio ambiente;
  • Incentivar a imaginação do aluno;
  • Mostrar a importância da conservação dos habitats para a vida.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show e computador ou notebook;
  • Imagens de diferentes animais e seus habitats.

DESENVOLVIMENTO:

Nessa aula, o primeiro passo é teórico. Aqui você deve conceitualizar o que é habitat. Explique para o aluno a definição de habitat e vá contextualizando aos poucos. Use vários exemplos de diferentes habitats. O máximo que puder. Deixe que a imaginação dele fique solta.

Depois disso comece a explicar a importância da conservação dos habitats. Deixe claro que caso o habitat de determinado ser vivo desapareça, isso fará com que esse ser vivo perca o local onde vive. Dificultando assim muito a sobrevivência.

Nessa parte da aula, você deverá ter ligado o data show e projetado no quadro as seguintes imagens:

Imagem 1:

Cordados - mamíferos: onça-pintadaImagem 2:

Peixe

Imagem 3:

Rouxinol pássaro

Imagem 4:

Animais Noturnos : Barata

Imagem 5:

Para cada imagem que você mostrar, faça a seguinte pergunta para os alunos e deixe que todos participem:

  1. Que animal é esse?
  2. Qual o habitat desse animal?
  3. O que poderia acontecer se destruísse esse habitat?
  4. Esse animal iria sobreviver em outro habitat?
  5. Existe mais de 1 habitat para esse animal?
  6. O meio ambiente deve ser protegido?

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula pode ser feita através da discussão dos alunos ao longo do exercício.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More