Plano de aula Explorando os sólidos e geométricos com as crianças – Educação Infantil

Plano aula para explorar os sólidos geométricos trazendo esses conceitos para a realidade das crianças.

Para evitar que a Geometria se torne um pesadelo na vida dos estudantes, uma estratégia fundamental é introduzir alguns conceitos geométricos desde cedo nas escolas. Os sólidos geométricos são um exemplo desses conceitos.

Apesar de estarmos cercados por sólidos geométricos, as crianças costumam ter dificuldades de enxergar esse tipo de figura.

Por isso, no plano de aula a seguir, mostramos como explorar os sólidos geométricos trazendo esses conceitos para a realidade das crianças.

Plano de aula sobre sólidos geométricos

TEMA: Sólidos geométricos

OBJETIVOS:

  • Aprender o nome de diferentes sólidos geométricos.
  • Identificar as características de cada sólido geométrico.
  • Reconhecer sólidos geométricos em objetos do dia a dia.

CONTEÚDO: Os diferentes tipos de sólidos geométricos e suas características.

ANO: Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos)

DURAÇÃO: Em torno de 2 horas e 30 minutos (três aulas).

MATERIAL NECESSÁRIO:

Imagens impressas e objetos variados, que sejam do cotidiano das crianças e que tenham formato de sólidos geométricos.

Algumas sugestões:

  • Cubo: dado, caixa de presente;
  • Paralelepípedo retângulo: caixa de sapato, caixa de pasta de dente;
  • Cilindro: latinha de refrigerante, rolha;
  • Cone: chapéu de festa de aniversário, funil;
  • Esfera: bola de futebol, bolinha de gude.

sólidos geométricos

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento – Apresentação de cada um dos objetos que você trouxe.

  • Primeiro, mostre os objetos, um a um, falando o nome de cada um dos sólidos com os quais eles se parecem e peça que os alunos repitam esse nome.
  • Faça isso algumas vezes, para que eles possam memorizar.

2º Momento – Hora de estimular as crianças a identificar as características de cada um dos sólidos.

  • Faça perguntas como: Quantos lados tem? Os lados são do mesmo tamanho? É um sólido redondo ou pontudo?
  • Em seguida, coloque os objetos, um de cada vez, sobre uma superfície, pode ser uma mesa ou o próprio piso da sala.
  • Diga para eles observarem quais objetos rolam e quais não rolam.
  • É interessante colocar um mesmo objeto em diferentes posições, por exemplo, colocar o objeto cilíndrico em pé e deitado.
  • Assim eles podem perceber as diferentes partes que existem em um mesmo sólido, que o fazem rolar ou não.
  • Não se esqueça de certificar de que todas as crianças tenham uma boa visibilidade dos objetos e do que está acontecendo com eles.

3º Momento – Atividade para instigar o reconhecimento de cada um dos sólidos a partir de suas características.

São três passos:

Passo 1) Organização da turma para a atividade:

  •  Divida a turma em grupos de três ou quatro crianças e, depois, divida os objetos que você trouxe entre esses grupos.
  • Espere um pouco até que cada criança observe os objetos que ficaram com seu grupo.

Passo 2) Realização da atividade:

  • Diga o nome de um sólido para cada grupo e peça que eles verifiquem se algum dos objetos se parece com esse sólido e, se houver, que o separem dos outros objetos e aguardem.
  • Enquanto eles fazem isso, observe como eles reagem a essa tarefa e, para ajudar, lembre-os das características do sólido em questão.

Passo 3) Verificação dos resultados da atividade:

  • Peça que cada grupo mostre se encontrou ou não o sólido que você havia pedido.
  •  Para os grupos que encontraram algum objeto, peça que mostrem ele para toda a turma e digam o porquê dele ser o sólido que você pediu.
  • Caso eles não tenham acertado, relembre as características do sólido e ajude-os a encontrar o objeto.
  • Você pode ir pegando um objeto por vez e ir perguntando se ele tem ou não as características do sólido, assim, eles vão eliminando objetos até chegar no correto.
  • Para os grupos que não encontraram nenhum objeto de acordo com o sólido que você falou, peça que eles digam para todos ouvirem, o porquê de cada objeto que eles têm não ser o sólido que você falou.
  • Então, diga a eles que podem repetir a procura do sólido considerando os objetos dos outros grupos.

Passo 4) Encerramento da atividade:

  • A dinâmica com as crianças encerra quando todos os grupos já tiverem encontrado ao menos um objeto com a forma do sólido pedido.

AVALIAÇÃO:

  • Imprima imagens de outros objetos com forma de sólidos geométricos (um planeta, de um pacote de bolachas, um tijolo etc), mostre para as crianças e veja se elas conseguem identificar o sólido apenas através da imagem.
  • Pergunte se eles sabem de outros objetos, além dos que você já mostrou, que se parecem com sólidos geométricos.

Leia também: Como fazer planos de aula – Veja o passo a passo completo

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.