Nas montanhas chilenas, uma planta milenar de mais de 3 mil anos resiste ao tempo

Conheça a planta capaz de sobreviver mais de 3 mil anos na Terra.

Existem seres capazes de viver por um longo período de vida, como os próprios seres humanos que, em condições adequadas, superam até mesmo os 100 anos de idade. Porém, há outros seres que vão além dessa marca e nos deixam surpresos com a longevidade que possuem, sendo considerados os grandes ancestrais da mãe natureza. Por isso, conheça hoje uma das plantas mais antigas da Terra, a Yareta.

Foto: Reprodução.

Os anciões terrestres

No famoso filme da Disney, “Procurando Nemo”, nós somos apresentados a tartaruga descolada “Crush” que conta ao Nemo que ele tem 150 incríveis anos!

Quando criança isso não deve ter te surpreendido tanto, mas caso tenha assistido ao filme novamente, deve ter se perguntado: será verdade mesmo? E a resposta é sim, ele possuía essa idade!

Existe uma espécie de tartaruga conhecida como “tartaruga-gigante” que ultrapassa os 150 anos de vida, mas este é só um exemplo de ser ancião na nossa terra.

Não só os animais marcam presença na categoria de seres vivos antigos, mas diversos outros como os pinheiros, as grandes árvores conhecidas por protagonizarem a decoração natalina.

Na Califórnia, a árvore chamada Matusalém pode ser encontrada chegando em seus mais de 4 mil anos de idade. Ela é um tipo de pinheiro chamado Pinus longaeva.

A yareta

Aparentando ser um tipo de “tapete natural”, essa planta se destaca pelas suas propriedades, principalmente longevidade, que é o traço mais marcante dessa anciã da natureza.

Foto: Reprodução.

Pertencente a América do Sul, essas plantas podem alcançar os 3 mil anos de idade, como as presentes nas montanhas do Chile.

Sua textura é similar a de um musgo ou algo do tipo, sendo bastante densa e rugosa. Ainda assim a mesma apresenta botões florais em sua estrutura.

Normalmente, ela é vista espalhada entre as superfícies do plano em que se encontra, que tende a ser em meio às rochas de regiões montanhosas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.