Planta rara em extinção é encontrada na cratera de um vulcão no Havaí

A espécie em questão é a Delissea argutidentata. A planta foi descoberta em março do ano passado, segundo comunicado.

Assim como ocorre com algumas espécies de animais, é possível também acontecer a extinção da vegetação com o passar dos anos. Desta forma, uma planta rara que acreditava-se estar extinta na natureza foi encontrada em uma cratera no Havaí. A espécie em questão é a Delissea argutidentata, que foi descoberta em março do ano passado, segundo um comunicado emitido em conjunto pela Kamehameha Schools, do Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí, e a organização sem fins lucrativos Three Mountains Alliance, no último dia 17.

Leia mais: Essas são as melhores plantas para cultivar em Janeiro

Primeiros passos depois dessa descoberta

O comunicado afirma que três plantas Delissa separadas foram achadas em uma cratera, nas terras do sistema escolar na ilha do Havaí. A localização da planta extremamente rara é mantida em segredo para proteger a espécie. Uma cerca de proteção também foi instalada para sua segurança.

Segundo o comunicado, a planta recém-descobertafoi utilizada para complementar sua espécie. As sementes foram retiradas das plantas encontradas na cratera, e atualmente já são 30 mudas.

Amber Namaka Wh.itehead, gerente de recursos naturais do sistema escolar, disse em um comunicado que as descobertas são “o primeiro passo para um foco muito maior na recuperação de espécies raras”.

Precisamos de ambos: ecossistemas nativos saudáveis e cada uma de nossas espécies raras. Eles são extremamente importantes para nossa identidade cultural havaiana e nossa saúde e bem-estar como povo”, completou a gerente.

Especificação da planta rara

A Delissea argutidentata tem um caule longo e não ramificado que pode crescer até 35 pés de altura, segundo o que foi explicado no comunicado.

A espécie foi vista pela última vez na área no começo dos anos 1970. Apenas uma planta foi encontrada novamente em 1992, mas morreu em 2002. Desde então, a planta entrou em extinção na natureza.

Colleen Cole, coordenadora da Three Mountain Alliance, uma organização dedicada à gestão das bacias hidrográficas das montanhas Mauna Loa, Kilauea e Hualalai, chamou a descoberta das três plantas de “uma importante mensagem de esperança”.

“No Havaí, muitas vezes há muito foco na perda – perda de espécies, florestas, lugares sagrados – e talvez essa seja a natureza humana, mas o Delissea nos lembra de sempre nutrir e abrir espaço para esperança e descoberta”, afirmou Colleen no comunicado. “Este foi um evento tão inspirador que significa que agora podemos reintroduzir esta planta em grande número em sua antiga gama, lembrando-nos de permanecer esperançosos e vigilantes”, disse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.