Plantas com folhas queimadas? Veja dicas profissionais para salvá-las!
Apesar de ser um cenário assustador para os amantes de plantas, as folhas queimadas e amareladas não são o fim. Confira essas dicas!
Você já viu plantas com as folhas queimadas em algum lugar? Se sim, provavelmente se perguntou como essas queimaduras ocorreram. Vamos entender um pouco mais sobre a ação da luz solar nesses seres vivos.
Com raios solares muito presentes no dia a dia, não somos apenas nós que podemos apresentar problemas como queimaduras. Da mesma forma, as plantas sofrem com calor, principalmente as que ficam localizadas em áreas externas.
Os danos causados a essas plantas são diversos, mas também podem ser facilmente identificados e remediados de maneira simples. Continue lendo e saiba mais!
Quais os principais problemas causados pelo sol excessivo nas plantas?
Embora esse astro seja fundamental para a saúde de muitas plantas e tipos de vegetação, ele pode ter efeitos adversos, por exemplo, deixar as folhas queimadas.
Dessa maneira, é necessário prestar muita atenção para entender alguns sinais que sua planta pode apresentar.
Caso você localize manchas escuras, isso pode indicar uma ação de muita luz solar e de altas temperaturas diretamente atingindo a planta.
(Imagem: divulgação)
Dependendo do tipo de vegetação no lugar, a ação do sol pode também causar alterações na forma e textura da planta, resultando em um aspecto rígido e quebradiço, além de folhas enroladas.
Além dos sintomas indicados acima, as plantas podem exibir folhas queimadas e desbotadas. As folhas diretamente expostas ao sol ficam cada vez mais com problemas, devido ao calor elevado.
Como remediar as folhas queimadas e desbotadas
Se você encontrar algum dos sinais indicados acima em suas plantas, talvez seja a hora de pensar em como resolver esses problemas.
Entre as opções disponíveis, existem algumas específicas que podem ajudar a revitalizar a planta e trazer de volta sua coloração normal.
Imediatamente após identificar pontos com manchas ou folhas queimadas, é necessário realizar a sua poda, isso evita que o problema continue se espalhando.
Além disso, vale lembrar que pode ser necessário realocar a planta para uma área mais arejada e com menor presença do sol.
Outra dica valiosa é executar a rega apropriada para cada época do ano ou planta diferente. Dessa maneira fazendo com que sua expectativa de vida no local aumente. Em situações de calor excessivo, a planta pode acabar desidratada, gerando os danos já explicados.
Comentários estão fechados.