Plantas tropicais: 5 espécies lindas são perfeitas para o clima do Brasil

Descubra cinco plantas tropicais que se adaptam bem ao clima do Brasil e são fáceis de cultivar em casa. Saiba quais são os cuidados

As plantas tropicais são conhecidas por suas cores vibrantes, beleza exótica, folhas verdes e cheiro agradável. Elas se adaptam bem ao clima tropical do Brasil e são fáceis de cuidar, mesmo para quem não tem muita prática. Elas crescem nas matas tropicais, onde recebem a sombra das árvores e a luz solar indireta.

Veja também: Primeira vez com plantas? 5 cactos suspensos ideais para pequenos espaços

Em outras palavras, isso quer dizer que ter uma planta tropical em casa não é algo impossível. Basta colocá-la em um lugar fechado, com um pouco de sol entrando, e ela vai ficar bem. Só precisa de alguns os cuidados adequados. Diante disso, conheça a seguir cinco plantas tropicais fáceis de cultivar em casa. Confira!

Como cultivar plantas tropicais em casa

As plantas tropicais também gostam de lugares úmidos. Então, elas podem ser cultivadas em espaços internos como banheiros, quintais e lavanderias. Entretanto, é preciso lembrar de não regar demais a planta. Apesar de elas gostarem de umidade, um excesso pode ser prejudicial, estragando as raízes e formando fungos.

Melhores plantas tropicais para se ter em casa: Antúrio

Foto: Reprodução

O Antúrio (Anthurium andraeanum) é uma planta tropical conhecida por sua flor vermelha, que parece esculpida em plástico, com um esporão amarelo. Fácil de encontrar como muda, essa planta de crescimento lento se destaca em ambientes internos.

Além disso, plante-a em solo úmido, evitando encharcar as raízes, e posicione-a em um local com luz indireta do sol. Com os devidos cuidados, o Antúrio pode atingir até 45 centímetros de altura.

Alocasia-amazonica: orelhas de elefante em casa

Foto: Tri Rohmat / Getty Images

Reconhecida por suas grandes folhas verdes escuras em formato de orelha de elefante, a alocasia-amazonica é uma escolha marcante para ambientes fechados. Essa planta requer solo rico e bem drenado, sendo importante adubá-la regularmente. Mantenha a umidade, evitando o excesso que pode levar ao encharcamento das raízes.

Planta Jade: elegância e resistência

Foto: geckophotos / Getty Images

Já a Crassula ovata, ou Planta Jade, é uma suculenta com folhas brilhantes e pontas roxas. Originária da África do Sul, essa planta é de fácil cultivo, adaptando-se bem à luz indireta e necessitando de pouca água, graças às suas folhas espessas que retêm água.

Bromélias: cores e texturas vibrantes das plantas tropicais

Foto: Trek13 / Getty Images

Enquanto isso, as bromélias são uma escolha fácil e colorida para ambientes fechados, disponíveis em uma variedade de cores, padrões e texturas. Plantadas em solo bem drenado, essas plantas se beneficiam de regas semanais e podem lidar bem com a exposição direta ao sol.

Amarílis

Foto: mojkan / Getty Images Signature

Por fim, a Amarílis é uma planta de crescimento constante, com flores em formato de sino alongado.  Assim sendo, para garantir seu florescimento bem-sucedido, ofereça à Amarílis uma quantidade generosa de luz solar diária e um solo bem drenado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.