Bate-papo – Qual a forma correta para utilizar o plural?

Você sabe qual a maneira correta de escrever bate-papo no plural? Se não sabe, esse artigo é para você. Saiba qual é a maneira correta e entenda porque.

0

Assim como o plural de segunda-feira, é comum que o plural de bate-papo gere dúvida em muitas pessoas. Mas afinal, qual é a maneira correta de escrever bate-papo no plural? Seria bates-papos, bate-papos ou bates-papo?

Se você também não sabe qual a forma correta de escrever o plural de bate-papo ou sempre que vai escrever surge uma dúvida, então esse artigo foi escrito pensando. Confira.

A formação do plural de palavras compostas por mais de um radical precisa seguir uma série de regras, que resultam em algumas variações. Entre elas estão:

  • Os dois elementos que formam a palavra são flexionados;
  • Apenas o primeiro elemento que forma a palavra é flexionado;
  • Apenas o segundo elemento que forma a palavra é flexionado;
  • Nenhum dos elementos sofre flexão, mantendo-se, portanto, invariáveis.

Qual a forma correta de escrever bate-papo no plural?

Bate-papo é uma palavra formada por justaposição, isso significa que ocorre formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras, por exemplo: bate + papo.

Bate é um verbo, dessa maneira a forma conjugada de bater e papo, sendo um substantivo. Sendo assim, uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos, diz que: os substantivos compostos formados por verbo como primeiro elemento fazem plural pela flexão apenas do segundo elemento.

Assim, o plural da palavra bate-papo é bate-papos.

Exemplos de bate-papo no plural

Para que esse ensinamento fixe em sua cabeça, separamos três exemplos em que bate-papo é empregado no plural. Veja a seguir.

  • Por hoje chega desses bate-papos, está na hora de dormir.
  • Que saudade eu tenho dos bate-papos que existiam no começo da internet.
  • Eu sempre entrava nos bate-papos da internet quando era mais nova.

Confira também: Qual é o plural de segunda-feira?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.