É possível atingir velocidades mais rápidas que a da luz?

Você já se perguntou se é possível alcançar velocidades mais rápidas que a da luz?

Os mistérios do espaço ainda intrigam muitas pessoas. Percebendo isso, a indústria do cinema sempre investe em filmes que são capazes de brincar com a imaginação delas referente ao espaço.

Nesse sentido, certamente você já acompanhou filmes em que as personagens poderiam ultrapassar velocidades tão rápidas quanto a velocidade da luz e se perguntou se isso é possível. Está curioso? Veja o que alguns cientistas responderam sobre essa questão.

Veja também: Einstênio – Elemento Químico Einstênio (Es)

Não é possível ser mais rápido que a luz

Para os que possuem dúvida acerca da velocidade da luz e se podemos ultrapassar essa velocidade, os cientistas respondem que não. Para os cientistas é impossível alcançar uma velocidade mais rápida que a da luz.

Caso você tenha pretendido um dia passar férias em outro planeta, chegando em algumas horas, atingindo uma velocidade maior que 299.792.458 metros por segundo, saiba que é impossível.

O físico Albert Einstein nos explica porque não podemos construir um super foguete e conseguir alcançar Júpiter em poucas horas.

A explicação dos cientistas

Na sua teoria da relatividade Einstein explica que espaço e tempo são relativos. Assim, para calcular a distância do tempo para um relógio dentro de um avião e de um relógio da terra, ela irá passar mais lentamente do que para um relógio que esteja parado na Terra.

Nesse sentido, a velocidade da luz pode ser pensada como um limite. Por exemplo, caso o tempo para um relógio em um avião, que costuma viajar a uma velocidade entre 800 e 900 km/h, passe um pouco mais devagar, o que aconteceria se ele voasse mais depressa? De acordo com Einstein o tempo ia passar mais devagar até um momento que ele iria parar.

Assim, a conclusão de Einsten foi que, caso fosse possível ultrapassar uma velocidade mais rápida que a da luz, chegaria um momento em que o espaço e o tempo deixariam de existir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.