Pode guardar pão na geladeira após vencimento? Nutricionista explica

Saiba quais as recomendações envolvendo o hábito de guardar o pão na geladeira após exceder o prazo de validade. Entenda mais.

O prazo de validade é uma instrução primordial para o consumidor ser orientado a fazer o consumo antes do tempo estipulado. O pão, em particular, costuma ser alvo de debate quando o assunto é sua ingestão logo após o prazo de validade.

Veja também: Brasileiros comem este alimento todo dia, mas Harvard diz que pode fazer mal

Em uma tentativa de buscar prolongar a durabilidade do alimento após o prazo de validade excedido, algumas pessoas têm o hábito de guardar o alimento na geladeira. Mas será que isso realmente funciona?

Guardar pão na geladeira após prazo de validade é saudável?

Em publicação no portal O Globo, a nutricionista Priscilla Primi, colunista e também mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, explica sobre o assunto.

Acima de tudo, é destacado que a data de validade é apenas uma garantia da indústria de que, até o dia estipulado, o produto estará saudável para seu consumo. Ou seja, estará sem a presença de micro-organismos prejudiciais, como também irá guardar as mesmas características de seu consumo.

Em especial, a maciez do produto, assim como o seu sabor e odor devem ser o mesmo, desde que os cuidados com o armazenamento sejam mantidos.

Adicionalmente, em relação ao eletrodoméstico, a temperatura da geladeira diminui um pouco a ação dos micro-organismos e de algumas reações químicas que deterioram o produto e fazem ele perder algumas das características. É uma opção ainda mais interessante considerando as altas temperaturas.

Portanto, se colocarmos o pão na refrigeração logo após sua compra, antes da data de validade, é possível estender o consumo do produto. No entanto, não é possível saber por quanto tempo, visto que é ressaltado que a indústria não faz teste de conservação do pão na geladeira. O prazo referido diz respeito a conservação em temperatura ambiente.

Quando o pão dá sinais de que não está adequado ao consumo?

Primeiramente, os mofos são os sinais mais reconhecidos. Porém, não são os únicos sinais. Ainda consoante a publicação, alterações na coloração, assim como na textura e sabor, são detalhes que devem ser notados. Caso você perceba alguns deles, faça o descarte.

Ademais, é ressaltado que, por mais que o mofo seja mais visível em algumas partes em comparação com outras, no geral, o mofo está presente no produto inteiro. Ou seja, se uma parte do seu pão estiver com mofo e outra não, mesmo assim é indicado o seu descarte.

Portanto, fique atento aos sinais citados acima antes de pensar em consumir o alimento após o prazo de validade.

*Com informações de O Globo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.