Polêmica na cozinha: deve-se ou não lavar o frango? Resposta desagrada muitos
O costume de lavar o frango pode aumentar os riscos de contaminação, além de provocar a perda de nutrientes da carne.
Algumas pessoas ainda seguem com a prática de lavar o frango antes de cozinhar por hábito, tradição ou por acreditar que isso pode remover sujeira da carne. Mas, será verdade? Veja qual a melhor forma de garantir a segurança alimentar sem aumentar os riscos de contaminação pelo uso de práticas não recomendadas.
Esse costume de lavar o frango era muito comum no passado, mas muitos especialistas já destacam os problemas dessa prática. Inclusive as autoridades de saúde também recomendam que as pessoas deixam de lado esse hábito, que pode abrir portas para uma série de riscos.
Lavar o frango: pode ou não?
Então, a primeira certeza a considerar é que não é recomendado lavar o frango antes de cozinhar por algumas razões. Sendo que a principal delas é o risco de contaminação cruzada.
Ao lavar o frango cru na pia da cozinha, você corre o risco de espalhar as bactérias presentes na carne para a pia, utensílios, superfícies e outros alimentos na cozinha. Isso pode levar a contaminação cruzada e aumentar o risco de doenças alimentares.
Outro ponto importante é que a água não elimina bactérias, o que prova mais uma fez que esse hábito antigo não faz muito sentido. A água não consegue eliminar as bactérias presentes na carne crua.
Se essa é a sua preocupação, o mais importante é ter o cuidado de cozinhar o frango a temperaturas adequadas (acima de 74°C), sendo o método mais seguro para matar as bactérias e tornar a carne segura para o consumo.
Além disso, lembre-se que o erro de lavar a carne leva a uma perda de nutrientes, que são removidos durante a lavagem. Por isso, abandone já essa prática e se atente ao cozimento correto, que é muito mais eficiente e segue as orientações de segurança alimentar, evitando a contaminação cruzada na cozinha.
Comentários estão fechados.