Pode o café deixá-lo bêbado? Saiba quantas xícaras são necessárias!
O café pode te despertar de um dia cansativo, assim como é totalmente capaz de nos deixar bêbados. Aposto que dessa você não sabia!
Já aconteceu algo totalmente diferente quando você bebeu café? Além da energia surreal a que podemos ser expostos, existem alguns detalhes que podem passar sem que possamos notar a diferença.
Assim como muitas pessoas ao redor do mundo, acordar e tomar uma boa xícara de café para começar o dia é algo capaz de nos despertar para um novo dia. Apesar disso, você já sentiu que estava bêbado com apenas esse momento?
Geralmente, uma pessoa bêbada enfrenta um período de euforia muito grande e, depois, se arrepende dos próprios atos – isso, é claro, quando consegue se lembrar de um acontecimento fatídico!
Da mesma forma, existem pessoas que são totalmente sensíveis ao uso do café. Então, de fato, o café é capaz de embebedar uma pessoa?
O café pode ocasionar o mesmo efeito do álcool
Embora a ingestão de cafeína em quantidades moderadas seja considerada segura para a maioria das pessoas, é importante lembrar que cada indivíduo pode reagir de forma diferente à substância.
A recomendação de limitar a ingestão de cafeína a 400 mg por dia é baseada em estudos e pesquisas que consideram a média da população.
No entanto, é importante ressaltar que a intoxicação por cafeína é possível, embora seja rara. Os sintomas de intoxicação por cafeína podem incluir nervosismo, agitação, taquicardia, tremores, insônia e, em casos mais graves, podem ocorrer sintomas como náuseas, vômitos e até convulsões.
Para chegar a esse nível de embriaguez por causa do café, existem dois motivos: sua condição genética e a forma como a pupila degustativa consegue digerir a alimentação.
Ao examinar o DNA de 3 mil bebedores de café dedicados em um estudo de 2018, os pesquisadores descobriram que algumas pessoas apresentavam uma variação genética no gene PDSS2. Essa variação genética está relacionada a uma redução na capacidade do corpo de metabolizar eficientemente a cafeína.
Enquanto a maioria das pessoas processa a cafeína de forma eficiente, algumas pessoas podem experimentar uma resposta mais intensa devido a variações genéticas.
Se você se identifica com essa situação, pode ser que o seu DNA influencie a maneira como o seu corpo metaboliza a cafeína, retendo-a por um período mais prolongado e resultando em efeitos mais pronunciados.
Alguns cientistas sugerem que a sensibilidade ao amargo, como o encontrado no café, pode ser atribuída às nossas papilas gustativas.
No passado, gostos amargos eram associados a substâncias potencialmente tóxicas, o que poderia desencadear uma reação de vertigem ou tontura como um mecanismo de defesa ancestral.
Se acontecem tremores após consumir uma xícara de café, é aconselhável reduzir a quantidade de café ingerida. Se você é especialmente sensível à cafeína, diminuir o consumo ainda mais é a melhor opção ou, também, pode optar por café sem cafeína.
Comentários estão fechados.