Poder ou prazer? Saiba o que realmente importa para a Geração Z

Diferente dos Millenials, da Geração X e, principalmente, dos Boomers, os jovens da Geração Z têm outras preocupações e outros interesses na vida. Descubra!

O choque de cultura e pensamento entre as gerações é real. Não é necessário muito estudo para isso; basta uma conversa com seu pai, sua mãe ou mesmo com seu irmão mais velho. No entanto, uma pesquisa recente revelou o que a Geração Z realmente quer e o que eles acham mais importante na vida.  

Para que o leitor possa se situar: quando falamos de Geração Z (ou Gen Z), estamos falando sobre aqueles que nasceram entre 1997 e 2012. Millenniais nasceram entre 1981 e 1996; Geração X, entre 1965 e 1981; os Boomers vieram ao mundo entre 1946 e 1964; e a Geração Silenciosa, entre 1925 e 1945.

Como vive a Geração Z?

Hoje, de acordo com uma publicação do jornal The Guardian, os Gen Z somam quase um terço da população mundial. E muitos deles devem completar 21 anos em 2023 – a idade que começa a colocá-los como “adultos” de verdade.

Ainda segundo a publicação, estima-se que esta faixa etária, globalmente, tenha um poder de compra que gira em torno de US$ 100 bilhões. Além disso, cálculos apontam que eles serão 27% do mercado de trabalho até 2025 e deverão tomar conta da economia mundial dos Millenials em breve.

Agora que eles já estão crescidinhos, fica a pergunta no ar: o que eles querem da vida e o que acham mais importante? Vamos descobrir!  

Poder? Prazer? Dinheiro? O que querem os jovens?

Tudo isso e muito mais, de acordo com uma pesquisa feita com mais de 36 mil pessoas em 30 países. A análise foi encomendada pela empresa de comunicação estratégica BCW – cujos resultados foram publicados pelo The Guardian.  

A Geração Z é a que mais almeja ter conquistas e ser reconhecida por elas. Cerca de 44% dos entrevistados desta faixa etária consideram isso primordial, comparado com 37% dos Millennials, 23% dos Gen X, 13% dos Boomers e 14% da Geração Silenciosa.  

Além disso, 43% dos mais jovens acreditam que é importante fazer coisas que lhes dêem prazer e também procuram se divertir sempre que têm chance. Grande parte dos Millenials (38%) também pensam assim e apenas 27% dos Gen X concordam.

Quando falamos de dinheiro, a porcentagem cai um pouco, mas ainda é expressiva – representando cerca de um terço dos entrevistados desta faixa etária. Para 32% dos Gen Z, é importante ser rico. Este quesito é importante para 26% dos Millenials e 16% dos Gen X.

A coisa muda um pouco de figura quando falamos sobre ter um estilo de vida excitante. Mais ou menos a mesma porcentagem dos Gen Z acredita que isso seja importante. No entanto, 32% dos Millennials dá destaque para tal e 20% dos entrevistados da Geração X.

Conclusão

A chefe de estratégia da BCW, Lisa Story, acredita que os resultados reforçam uma tendência que tem se alastrado por todo o mundo com o advento das redes sociais: estas pessoas não têm pudor em dizer que gostam de – e querem ter – poder e dinheiro.

Segundo ela, gerações anteriores têm certo “tabu” em dizer que estão em busca de dinheiro, conquistas e hedonismo. E tudo isso em um ambiente digital onde quase tudo é público e exposto sem pudor.  

“Acho que isso provavelmente cria um ambiente em que esses valores estão muito mais em jogo do que estariam sem essa tecnologia e essa plataforma”, explicou.

Além disso, há a sugestão de que os mais jovens estão mais dispostos a ter mais prazer na vida como forma de compensar o que não aconteceu com seus pais. Ou talvez porque as gerações anteriores têm um entendimento diferente do que é ter prazer e diversão.

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