População mundial chegará a 8 bilhões e Índia será o país mais populoso em 2023

A China passará a ser o segundo país com a maior população mundial.

A Organização das Nações Unidas (ONU) expôs recentemente uma projeção apontando que a população da Índia será maior que a da China em 2023, enquanto a população mundial alcançará 8 bilhões de pessoas ainda esse ano. Além disso, o Brasil cairá para a sétima posição no ranking populacional. Confira agora os detalhes sobre essas novidades.

Leia mais: Brasil tende a diminuir a capacidade de aproveitamento humano após a pandemia do COVID-19

População da Índia será maior que a da China em 2023

De acordo com o relatório da ONU, a população da Índia atualmente é de 1,412 bilhão, em comparação com os 1,426 bilhão da China. Porém, a Índia ultrapassará a China como a nação mais populosa do mundo até o próximo ano.

Além disso, segundo a projeção, a Índia deverá ter uma população de 1,688 bilhão em 2050, o que estará muito à frente dos 1,317 bilhão de habitantes da China estimado para o mesmo período.

Atualmente se observa uma queda nas taxas de natalidade dos países em desenvolvimento, porém, mais da metade do crescimento previsto para a população mundial nas próximas décadas estará concentrado em oito países. São eles: Índia, Egito, República Democrática do Congo, Etiópia, Nigéria, Filipinas, Paquistão e Tanzânia.

População mundial e debate ambiental

Com o acelerado crescimento populacional, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, mencionou que esse marco populacional serve para nos lembrar da nossa responsabilidade de cuidar do planeta. Afinal, nossos recursos naturais estão entrando em escassez, ao passo que a poluição e o consumo desenfreado estão cada vez maiores.

Consequentemente, as crises ambientais e esse crescimento da população trazem à tona questionamentos preocupantes, como o surgimento de novas pandemias, o esgotamento hídrico, sobretudo pela manutenção da pecuária, assim como a utilização de fontes de energias não renováveis, algo que já é ultrapassado.

Fica o questionamento sobre como iremos lidar com os problemas que estão surgindo devido ao aumento populacional irregular, uma vez que esse crescimento acelerado torna mais difícil combater a fome e a desnutrição, erradicar a pobreza e elevar a cobertura dos sistemas de saúde e educação.

Por outro lado, chegar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente aqueles relacionados à educação, igualdade de gênero e saúde, contribuirá para diminuir os níveis de fertilidade e, consequentemente, frear o crescimento da população global. Portanto, é algo que merece esforços para acontecer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.