Por qual motivo acordamos mais cedo conforme envelhecemos? Entenda!
Acordar cedo é um estilo de vida que as pessoas mais velhas entendem bem, diferentemente dos mais novos. Mas isso tem mesmo a ver com a idade?
Encarar noitadas e adiar o horário de ir para a cama é uma característica comum entre jovens. Assim, muitas vezes eles vão dormir tarde e acordam perto ou após ao meio-dia. Por outro lado, isso é algo incomum nos mais velhos.
À medida que envelhecemos, esse hábito parece diminuir, e a rotina de sono tende a se tornar mais regular, fazendo com que haja um despertar mais cedo e satisfatório.
Isso nos leva a uma questão intrigante: por que a grande maioria dos idosos sente a necessidade de se recolher mais cedo à noite e, consequentemente, acorda mais cedo? A ciência nos oferece uma explicação.
Envelhecer e acordar mais cedo
O fenômeno de levantar mais cedo na meia-idade é um processo natural, amplamente relacionado à diminuição da responsividade cerebral que ocorre à medida que envelhecemos.
O Dr. Sairam Parthasarathy, diretor do centro de sono da Universidade do Arizona, esclarece que o cérebro se torna mais sensível e menos responsivo a certos estímulos, devido ao processo de envelhecimento.
Ele destaca que tais estímulos incluem eventos como o nascer e o pôr do sol, importantes para nossa percepção da passagem do tempo.
(Imagem: divulgação)
O Dr. ainda enfatiza que o cérebro de uma pessoa jovem é capaz de associar eventos, como a hora do jantar, como indicadores próximos da hora de dormir, enquanto uma pessoa idosa pode não realizar essa conexão de maneira eficaz.
As mudanças comuns na visão em idosos também desempenham um papel significativo na sensação da necessidade de ir para a cama mais cedo, em comparação com os jovens.
Tais alterações na visão fazem com que os olhos recebam uma intensidade luminosa reduzida, afetando a configuração do nosso “relógio interno”, que regula os padrões de sono e vigília.
E não é que os idosos realmente acordam mais cedo para lavar a calçada? A vez de todos nós também vai chegar!
Comentários estão fechados.