Por que a espuma do sabão é sempre branca? Ciência explica
A espuma sempre aparece branca porque as bolhas dispersam a luz de forma única.
Você já se perguntou por que, não importa a cor do sabão, a espuma resultante é sempre branca?
A resposta para essa curiosidade está mais ligada à Física do que à Química, e envolve a interação da luz com as minúsculas bolhas que compõem a espuma.
Para entender por que a espuma é branca, é importante saber como a luz interage com as bolhas de sabão.
A interação da luz com as bolhas
Cada bolha age como um pequeno prisma, dividindo a luz branca que incide sobre ela em diversas cores, assim como ocorre com a luz do sol quando atravessa um prisma de vidro, criando um espectro de tons.
No entanto, as bolhas são tão pequenas e finas que essa divisão não é visível a olho nu. Em vez disso, as bolhas espalham a luz em todas as direções, uma propriedade conhecida como dispersão.
A dispersão acontece porque as paredes das bolhas são extremamente finas e transparentes, permitindo que a luz passe por elas.
Ao passar por uma bolha, a luz é desviada levemente, e quando temos milhões de bolhas juntas, como ocorre na espuma, essa luz é espalhada em todas as direções.
Devido a essa dispersão, todas as cores da luz visível são refletidas simultaneamente para os nossos olhos. Quando todas as cores são combinadas, o que enxergamos é a cor branca.
O papel dos corantes
Uma outra razão pela qual a espuma aparece branca tem a ver com a dissolução dos corantes. Esses componentes usados em sabões e detergentes se diluem na água, tornando-se muito menos concentrados.
Quando essa solução diluída forma bolhas, a já fraca coloração é ainda mais reduzida, tornando as bolhas quase transparentes. Assim, mesmo que o sabão seja colorido, a espuma resultante não terá a mesma cor.
A influência da luz externa
Embora a espuma geralmente pareça branca, sua cor pode mudar dependendo da iluminação do ambiente. Se você observar a espuma sob uma luz colorida, como uma lâmpada vermelha, perceberá que a espuma adquire uma tonalidade avermelhada.
Isso acontece porque a cor da luz que incide sobre a espuma é refletida nas bolhas. Portanto, a aparência da espuma pode variar conforme a cor da luz ao seu redor, mas em condições normais, com luz natural ou branca, ela sempre parecerá branca.
A cor branca da espuma é um excelente exemplo de como a física da luz pode influenciar a nossa percepção visual.
A reflexão e a dispersão da luz nas bolhas criam um efeito visual que resulta na aparência branca da espuma, independentemente da cor do sabão utilizado.
*Com informações de SuperInteressante e Olhar Digital.
Comentários estão fechados.