Por que a ferradura de cavalo é símbolo de SORTE e proteção?
Além de proteger as patas dos cavalos, a ferradura tem uma simbologia que perpassa gerações.
A ferradura de cavalo é um acessório que serve para proteger a pata do animal, já que ele percorre diversos tipos de terrenos. O objeto evita, por exemplo, cortes devido a cacos de vidro ou qualquer outro item dessa natureza, o pode acabar atrapalhando a cavalgada.
Além dessa utilidade comum, a ferradura de cavalo transcende seu verdadeiro uso e há anos é visto como um ‘amuleto da sorte’, assim como o trevo-de-quatro-folhas. Em algumas casas e escritórios, esse tipo de amuleto virou até peça de decoração.
Ferradura de cavalo: por que é um amuleto da sorte?
Embora esse não seja um fato concreto, muitos pesquisadores apontam que a ligação entre a ferradura de cavalo e a sorte já exista desde os tempos da Grécia Antiga e por dois motivos.
- Primeiramente, o item é feito com ferro, material que, na época, acreditava-se que protegia contra o mal.
- A peça também tem formato côncavo, que lembra uma lua crescente, outro símbolo de fertilidade e prosperidade entre os gregos antigos.
Durante os anos seguintes, a ferradura foi absorvida pela cultura dos romanos, que foram uma grande potência durante um longo período.
Depois, já na Idade Média, os cristãos também adotaram o objeto como símbolo da sorte e até associaram o formato aos sinos das igrejas.
Em outras religiões, como na umbanda, a ferradura também indica sorte e um bom fluxo de energia.
Afinal, o que significa ter uma ferradura em casa?
Atualmente, a ferradura de cavalo virou um item de decoração em diversas residências e, claro, mantém a crença sobre a ‘sorte’.
Em algumas situações, ferraduras são colocadas na parte de cima das portas, com as extremidades para cima, é uma forma de a sorte não ir embora do local.
Ainda assim, há quem pendure para baixo, como uma forma de ‘espalhar’ a sorte por outras partes da casa.
Enfim, mesmo com tanto tempo de existência, a ferradura do cavalo ainda serve como amuleto da sorte, além de ser um acessório essencial para o animal.
Comentários estão fechados.