Por que animais de estimação tem um "humano favorito"? Explicação surpreende
Cães, gatos e outros animais domésticos costumam ter aquela pessoa que ele demonstra mais carinho e afeição. Nesse artigo, especialistas explicam o porquê desse comportamento!
Você pode ser quem alimenta, mas o seu pet pode ter um carinho especial por outra pessoa da família. Muitos tutores já questionaram como os seus animais de estimação escolhem o seu “humano preferido”.
Afinal, é comum ver cães balançando o rabo e gatos ronronando para alguém em particular, mesmo que essa pessoa não seja o principal provedor de comida e cuidados. Hoje, vamos desvendar esse mistério!
Pets realmente tem um humano favorito?
A paixão do seu pet pelo seu “humano preferido” pode ser notada em seu comportamento. Ciúmes, a recusa em deixar outras pessoas tocá-lo e até mesmo acessos de xixi são formas como os animais demonstram sua preferência.
No entanto, a pessoa responsável pelo banho, pela alimentação e pelos cuidados diários do animal também é vista com grande importância por eles, mesmo não sendo a preferida. Mas então, o que explica essa preferência?
De acordo com especialistas, os critérios de seleção do “humano preferido” pelo animal estão relacionados à sua sobrevivência, o que pode surpreender muitos tutores.
Sobrevivência ou afinidade?
Naturalmente, os pets tendem a nutrir um interesse especial por aqueles que lhes fornecem alimento, afinal, eles não precisam caçar para sobreviver. Por outro lado, a afinidade também é importante nessa escolha.
Crianças, por exemplo, costumam conquistar a preferência dos animais de estimação. Isso ocorre porque elas têm maior disposição para brincar, mimar e entreter os pets, mesmo que não sejam as responsáveis por sua alimentação.
A fase da vida do animal também influencia. Os pets mais jovens tendem a priorizar o entretenimento, incluindo carinhos e brincadeiras, em detrimento de outras necessidades, como a alimentação.
Nesta etapa, quem estiver disposto a se deitar no tapete e brincar com o animal ganha pontos nesse quesito.
Essa preferência também explica por que os pets podem se apaixonar por novos membros da família, como namorados(as) ou novos empregados. Não se trata de ingratidão, mas sim de uma maior afinidade com quem lhes oferece carinho.
No entanto, é importante ressaltar que animais destinados à segurança da casa, que têm menor interação social, podem reagir de forma diferente à chegada de novas pessoas na família.
A desconfiança pode persistir por semanas ou até mesmo durante toda a vida, e a relação com o animal pode depender mais da alimentação do que do carinho.
Portanto, se você deseja conquistar o coração do seu pet ou ser bem recebido por um novo integrante peludo na família, lembre-se de que demonstrar carinho e afeto é a chave para ganhar a preferência desses leais companheiros.
Comentários estão fechados.