Por que as meninas têm dificuldade em aceitar o conselho: ‘Você é melhor que ele’?
Se sua filha está namorando com um menino que está aquém das suas qualificações, sendo contra sua vontade, você está comprando uma briga.
Na verdade, este contexto traz mais problemas familiares e conflitos, do que qualquer outro que se possa pronunciar no contexto da família. Não é o mesmo dizer ” eu não gosto do seu namorado “, no sentido “não é o que eu esperava” do que dizer ” você é melhor que ele”.
O amor já começa na adolescência e, portanto, os jovens já podem formar casais, por isso esse namorado para sua filha é uma questão muito importante. Se você olhar para trás, pode até se reconhecer.
De agora em diante, acho que não nos custaria nada concordar que a felicidade, a integridade e a saúde de sua filha não têm preço. Embora o que a deixa feliz, neste momento, seja o namorado. Mesmo que sua filha seja adolescente, você não pode escolher os relacionamentos dela.
Vejamos, como é a relação?
Se você vê que o relacionamento é saudável, você ainda deve relaxar e aproveitar a felicidade dela, não exagerando, mas sem se envolver e, acima de tudo, deixando-a cometer erros.
Ela acabou idealizando quem não combina com ela. Não se surpreenda se ele não enxergar nenhum dos centenas de defeitos que você vê. Você não precisa ser quem mostra a ele o caminho para ver esses aspectos negativos, porque eles se juntarão e você terá os dois contra você.
O que você pode fazer
Conheça-o antes de fazer avaliações. Dê a ele a oportunidade de mostrar que ele é o garoto que você queria para sua filha. Mostre interesse pelo que ele estuda ou se trabalha e isso apenas mostra que a comunicação flui em sua família. Tente, que o namorado da sua filha tenha o mesmo tratamento, que ambos se sintam à vontade porque vão querer passar muito tempo com você. Inclua o namorado de sua filha no círculo de confiança de seus filhos e amigos porque assim vocês passarão muito tempo juntos e poderão ficar tranquilos.
Não vá contra ela, sempre falando mal do namorado. Ela escolheu e, exceto que seja um relacionamento tóxico, ela deve cometer seus próprios erros. Se você continuar com comportamento contra ela se afastará porque pensará que você está impedindo sua felicidade e não entenderá.
Que sua filha se sinta segura e calma, não bombardeada com perguntas. Nunca transforme sua casa em um acampamento de guerra porque assim sua filha vai acabar fugindo para a casa do namorado.
Se uma discussão alta começar, mude de assunto até se acalmar. Pense que no momento da alteração podem ser dadas mensagens que geram frustração e maior desconforto. Portanto, o silêncio é um bom aliado.
Enfim, mantenha proximidade com ambos, permita que sua filha tenha a experiência para fazer as escolhas nesse momento de sua vida. Confie nos valores e princípios que você formatou com sua filha ao longo dos anos de sua educação. Permita que ela faça as escolhas, desde que não esteja sob situação de riscos físicos, emocionais ou sociais.
Comentários estão fechados.