Por que existem buraquinhos na janela do avião? Entenda a verdadeira função deles

Apesar de bem discreto, você nem imagina a importância do pequeno furo na janela da aeronave para a segurança do voo.

Você já observou a janela do avião e percebeu que ela tem pequenos buraquinhos? Apesar de serem bem discretos, eles têm um papel muito importante no funcionamento da aeronave.

Sabemos que a construção de um avião é muito mais complexa do que imaginamos e pequenos detalhes conseguem solucionar grandes problemas de segurança.

Primeiramente, é preciso relembrar que a pressão do ar é diferente quando o avião está voando e a cabine fica pressurizada. Logo, para que o voo possa acontecer adequadamente, essa pressão deve estar equilibrada entre o exterior e o interior da aeronave.

Por isso, a estrutura da aeronave precisou ser adaptada para manter o conforto e segurança durante a viagem, ainda mais com a circulação por diferentes altitudes e condições climáticas.

Assim, o pequeno furo é muito mais que uma questão estética ou defeito da aeronave, ele foi pensado como uma solução de engenharia para manter a sustentação e a pressão equilibrada.

(Imagem: Engenhariae/Reprodução)

Por que tem um buraquinho na janela do avião?

Os buraquinhos na janela do avião recebem o nome de “janelas de pressurização” ou “válvulas de respiro”.

As janelas de uma aeronave é feita de acrílico, além disso, ela tem três camadas do material para conseguir suportar e equilibrar a pressão interna e externa. Normalmente, o furo está na camada central e é ele quem mantém o equilíbrio.

À Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o comandante Raul Souza informou que o furo na janela do avião é “um mecanismo de engenharia projetado para a precaução. Seja em janelas com ou sem o pequeno furo, a aviação tem por parâmetro a segurança de seus passageiros”.

Assim, os furinhos fazem parte de um complexo projeto de engenharia aeronáutica. Inclusive, a janela é projetada para aguentar mais de 30% da diferença de pressão do ar.

Portanto, para que uma janela se quebre, é preciso que aconteça uma combinação de força e velocidade muito alta.

Definitivamente, mesmo que você ainda não tenha reparado no buraquinho da janela da aeronave, saiba que esse mecanismo é uma garantia de conforto e segurança durante as viagens de avião.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.