Por que minha orquídea não floresce? Conheça os motivos e veja os cuidados necessários

A orquídea é uma planta delicada que precisa de cuidados equilibrados para conseguir florescer em casa. Confira aqui os motivos que impedem que ela floresça e aprenda a revertê-los.

As orquídeas são flores lindas que combinam muito bem com a decoração da casa. Além disso, ter uma orquídea em casa é sinal de boas vibrações e beleza, por conta da sua variedade de cores.

O problema acontece quando a planta não consegue se desenvolver e florescer novamente, gerando dúvidas se ela está sendo bem cuidada.

Assim como todas as plantas, as orquídeas têm cuidados específicos que podem ser resolvidos com ações simples e um pouco de equilíbrio.

Por exemplo, ela não é uma planta que gosta de receber sol diretamente, mas, ao mesmo tempo, precisa de ambientes iluminados.

Por isso, cuidar de uma planta bonita e delicada requer alguns passos que você aprenderá agora.

Por que as minhas orquídeas não florescem?

O vaso não é adequado

A primeira dica é verificar se a planta está em um vaso que permita o seu crescimento. Nem toda orquídea prefere estar em um vaso maior, pois algumas variedades se desenvolvem quando as raízes estão mais presas. No entanto, é necessário verificar o sistema radicular da planta e o solo.

Locais com muito sol

Como dissemos no começo do texto, as orquídeas não gostam de receber sol em excesso. Além disso, as folhas podem sofrer queimaduras quando ficam em contato direto com a luz do sol.

Falta de lugares bem iluminados

Sobre a iluminação, o equilíbrio é o ideal. A orquídea não deve receber a luz do sol diretamente, mas ela prefere estar em locais com boa iluminação e ventilação. Posicione-a perto de uma janela, em um espaço com luz indireta do sol, se possível.

Água em excesso

Umidade moderada é o adequado para as raízes desta planta. Regar em excesso pode prejudicar o desenvolvimento e a falta de água também atrapalha a floração. Antes de regar, verifique como está o solo e nunca deixe o vaso encharcado.

Temperatura inadequada

As orquídeas se adequam às temperaturas quentes e combinam com o nosso clima tropical. Mas para florescer, é importante que elas passem por uma variação de temperatura durante alguns dias.

Durante o dia, elas devem ficar na temperatura mais quente; já no período noturno, o adequado é colocá-las em ambientes com cerca de 15°C.

Falta de adubação

As plantas também precisam de nutrientes e de um solo que permita o seu desenvolvimento e período de floração. Assim, o adubo orgânico e o substrato devem trazer nutrientes e manter as plantas arejadas para que recebam a quantidade adequada de água.

Além de realizar os cuidados para manter a orquídea saudável, é importante saber que essa planta não floresce com frequência: algumas demoram poucos meses e outras podem florescer apenas uma vez por ano.

De qualquer forma, manter a orquídea bonita e bem cuidada é o primeiro passo para contribuir com o seu desenvolvimento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.