Por que não devemos buscar a perfeição a todo preço?
O hábito de se comparar com o outro e exigir demais de si pode resultar em depressão e distorções na autoimagem.
Você já se viu em situações em que existe uma autocobrança muito grande? Geralmente, nessas ocasiões o indivíduo cobra a si mesmo um desempenho melhor do que o de todos os outros, ou melhor, a perfeição! Entretanto, esse hábito pode ser muito perigoso, como mostram estudos sobre as consequências de buscar a perfeição. Acompanhe a leitura e saiba porque não devemos buscar a perfeição a todo custo.
Leia Mais: Procrastinação é prejudicial e pode levar à depressão
Por que você deveria parar de tentar ser perfeito
Diversos estudos apontam que a ideia de perfeição é realmente inalcançável para nós, seres humanos, que compartilhamos uma série de limitações. Assim, a busca incessante por ser o melhor pode trazer séries consequências para o nosso estado mental e bem-estar; Confira aqui os principais malefícios.
Perfeccionismo gera solidão
Ninguém gosta de ter ao seu lado alguém que sempre tenta ser melhor do que você e te superar propositalmente. Assim, é muito comum que pessoas que sejam competitivas demais quanto ao desempenho em relação aos outros tenha poucos amigos e sejam facilmente incompreendidos. A longo prazo essa solidão pode gerar adoecimento.
A tentativa da perfeição pode gerar depressão
Como já mencionamos, a perfeição é um ideal inalcançável, mas ainda assim muitas pessoas a buscam. Entretanto, este estudo recente demonstra que ao longo prazo, a percepção de que não se pode ser perfeito como se desejava pode gerar um adoecimento profundo na alma de um indivíduo.
Entre as principais consequências dessa cobrança excessiva, está o desenvolvimento da depressão. Isso porque essa doença possui muita relação com as relações que desenvolvemos sobre a nossa própria imagem. Esse adoecimento pode ser remediado por meio de medidas psicoterapêuticas, mas é preciso reconhecer essa tendência o quanto antes para combater.
A ideia de perfeccionismo distorce a autoestima
Por fim, a principal consequência da busca pelo perfeccionismo é a baixo autoestima. Afinal, alguém que desenvolve essa busca incessante sempre irá achar que é pior do que os demais. Todavia, nem sempre esses pensamentos são verdades, além disso, não existe ninguém melhor ou pior que ninguém, apenas pessoas com características e qualidades diferentes.
Comentários estão fechados.