Por que não se usa mais os rankings das universidades?
Os rankings, muito utilizados antigamente, não são mais levados em consideração para a escolha de qual universidade estudar. Saiba porque eles perderam importância.
Os rankings anuais de faculdade e universidades tinham uma certa credibilidade, principalmente quando eram realizados por grandes jornais como o News World Report. Muitas famílias e estudantes procuravam por esses rankings anuais para saber em qual universidade americana seria a melhor para realizar a matrícula. Porém, recentemente, a força desses rankings das universidades, vem cada vez mais diminuindo, principalmente devido à saída de grandes universidades na lista.
Credibilidade perdida
Escândalos recentes, falsificação de dados e até mesmo suborno: esses são alguns motivos que fizeram esses rankings perderem a credibilidade por todo o país. Confira abaixo:
Professor acusa faculdade
Em uma das faculdades mais renomadas dos Estados Unidos, a Columbia, um professor acusou a mesma por falsificação de dados para ficar melhor colocada nesses rankings efetuados por grandes jornais. Essa história ocorreu no ano passado, deixando a instituição fora do ranking daquele ano e despencando do segundo lugar para o décimo oitavo no ranking para 2023.
Este fato chamou atenção da comunidade que começou questionar a confiabilidade e a maleabilidade dos rankings. Isto foi um choque recente para o sistema de avaliação, já que eram baseados em dados fornecidos pelas próprias faculdades e de alguns alunos escolhidos pelas universidades.
Saída de Yale e Harvard
O choque foi tão grande que duas das maiores universidades do país quiseram sair dos rankings, alegando que suas reputações não podem estar relacionadas a listas sem credibilidades. Recentemente solicitaram por meios oficiais que os nomes das instituições não fossem citadas nesses rankings.
Escândalos de suborno
Apesar dos acontecimentos recentes, já houve antigos escândalos relacionados a forja dos rankings. Anteriormente, foi destaque nos jornais na época que algumas universidades estavam subornando jornalistas para aumentarem as notas e realizar comentários positivos para universidade, para assim subir a popularidade das mesmas.
Como nada foi verdadeiramente comprovado, o caso foi abafado, porém, desde então a credibilidade desses rankings veio diminuindo até chegar no ponto que estamos hoje.
Efeito da Internet
A chegada da internet, e a consequente queda da popularidade dos jornais, foi outro motivo para os rankings não mais serem tão bem considerados como antes. Apesar disso, muitas universidades ainda querem cooperar com essas listas, porque para elas são publicidades gratuitas e que, querendo ou não, ainda atraem novos estudantes para o campus.
Comentários estão fechados.