Entenda por que os pássaros não recebem choques ao ficarem nos fios dos postes
Talvez você já tenha pensado nessa pergunta e aqui está a resposta.
Todo mundo já observou que os passarinhos adoram ficar nos fios dos postes de alta-tensão. Seja nas cidades seja no interior, eles adoram descansar nos fios.
Você sabe dizer por que os animais não levam choque nos fios de energia que podem provocar sérios acidentes com seres humanos? A explicação para esse fenômeno está na Física e na explicação de corrente elétrica, com o diferencial de potencial entre dois pontos.
Além de pássaros, cobras também são vistas em fios de postes
Não deixa de ser uma cena curiosa: Você está transitando nas ruas e não cansa de ver diferentes pássaros descansando em postes. O que poderia ser algo fatal para seres humanos não causa nem cócegas nos passarinhos.
A explicação está na física
Quando pousam com as duas patas nos fios, eles estão ocupando a superfície em mais de um ponto. Para dar início à corrente elétrica, que consiste na movimentação de elétrons sobre um fio condutor, é preciso haver diferença de potencial entre as extremidades desse fio.
Porém, quando pousam, normalmente, os pássaros não provocam diferença de potencial entre os dois pontos, porque tocam o mesmo fio. Nesse sentido, não surge corrente elétrica e os animais não são atingidos por choques elétricos.
Caso o passarinho tocasse em dois pontos diferentes, ou seja, não é no mesmo fio condutor, ele poderia receber a descarga elétrica e, a depender da intensidade, vir a óbito.
Como as patas dos passarinhos são curtas, é difícil que ele toque na superfície do fio e em outro objeto próximo. Por esse motivo, os passarinhos não recebem choques elétricos quando descansam em fios de postes.
Seres humanos e outros animais
O mesmo raciocínio se aplica a seres humanos e a qualquer outro animal, como a cobra acima. Se uma pessoa tocar com as duas mãos o mesmo fio, sem ligar o corpo a outro objeto, não vai haver choque.
Mas, como as pessoas seguram os fios do poste com apenas uma mão, ou os animais mordem os fios com as patinhas no chão, os choques elétricos de diferentes intensidades acontecem e podem ser fatais.
Comentários estão fechados.