Por que os dias estão ficando ‘mais longos’? Entenda o motivo e as consequências
Esse efeito foi observado ao longo de 2023. É algo bastante sutil, mas que significa muita coisa.
De acordo com estimativas feitas ao longo de 2023, os dias na Terra estão ficando levemente mais longos. O motivo é que a rotação do planeta está diminuindo lentamente.
Outras previsões, desta vez feitas pelo IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra – traduzido para o português) e divulgadas pela revista Forbes, afirmam que já em 2025 ocorrerá o dia mais longo em seis anos, com o último datando de 2019.
Como todos sabemos, normalmente o dia não tem mais que 24 horas. Porém, esse dia estendido especial terá cerca de 1,63 milissegundos a mais.
Esse valor parece bem pouco, mas especialistas alertam que, se acumulados, podem gerar problemas.
Se os dias na Terra chegarem a ter um segundo a mais, por exemplo, podemos perder serviços importantes, como o de GPS.
Isso porque os sensores se tornariam incapazes de assimilar a mudança horária, mesmo que mínima.
Mas o que está “freando” a Terra, afinal?
Imagem: reprodução
Em termos gerais, alterações na rotação da Terra são fenômenos naturais, tendo acontecido diversas vezes ao longo da história do planeta.
Entretanto, os episódios vistos na contemporaneidade geralmente têm ligação com o aquecimento global, que tem acelerado o derretimento das geleiras e provocado uma redistribuição da massa da Terra.
A influência da Lua nas marés é outro fator, assim como as chamadas marés solares atmosféricas.
Ainda segundo os especialistas, por ora não temos com o que nos preocupar. Por ser um movimento volátil, as mudanças na rotação da Terra tendem a se estabilizar sozinhas.
Para exemplificar esse fato, basta dizer que um dia no planeta já teve 19 horas por um certo período, passando para 25 horas em outra época. Hoje, no entanto, temos 24 horas diárias.
Comentários estão fechados.