Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Característica dos bichanos pode causar medo quando vistos durante a noite.

Nada mais assustador do que encontrar com os olhos do seu gatinho brilhando no escuro, não é mesmo? Para falar a verdade, não é como se essa parte do corpo deles realmente transmitisse uma luz, visto que funciona basicamente como um espelho. Portanto, é uma característica completamente normal e que possui uma função na natureza.

Leia mais: Curiosidades: saiba quais são as 4 menores raças de gatos

Por que os olhos dos bichanos brilham?

Basicamente, qualquer animal vertebrado com hábitos de caça noturna possui essa característica. Logo, gatos, corujas e alguns répteis possuem olhos que brilham no escuro. Isso acontece porque eles possuem uma camada em suas retinas conhecida como tapetum lucidum. Dessa forma, conseguem enxergar melhor no escuro, visto que essa superfície reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora.

Por conta disso, seus olhos conseguem captar imagens em ambientes noturnos de maneira adequada. Porém, não é sempre que isso acontece, visto que é necessário um pequeno foco de luz na região em que o seu gatinho estiver. Logo, o fenômeno não ocorre em ambientes totalmente carentes de luz.

Inclusive, quando há pouca iluminação, a pupila desse animal pode ficar até 50% maior que a de um ser humano. Além disso, como possui mais células sensíveis à luminosidade na parte de trás dos seus olhos, possuem um reflexo maior em relação ao surgimento de novas fontes de luz, como uma câmera ou lanterna ligada durante a noite.

Malefícios da visão noturna

Apesar de cumprir sua função na natureza e proporcionar boas caças ou maneiras de se defender durante a noite, essa característica pode trazer algumas desvantagens para esse animais. Isso porque os gatos precisam estar muitos mais próximos de um objetivo ou outros outros animais para enxergá-los com riqueza de detalhes, mesmo com iluminação adequada.

Portanto, quando ver um gatinho com os olhos brilhando no escuro, já sabe que não é motivo para se assustar. Afinal, esse não é um fenômeno sobrenatural, mas sim um mecanismo de defesa e sobrevivência do bichano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.