Por que os ovos marrons são mais caros que os brancos?

Entenda os critérios comerciais que originam essa diferença nos preços desses produtos que, basicamente, são iguais, mas com cores diferentes.

O ovo é, depois do leite materno, o alimento mais nutritivo que existe. De fato, dentro desse pequeno alimento, existem diversos tipos de proteínas, minerais e outros compostos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Devido a esse imenso potencial nutricional, bem como ao seu baixo preço e grande disponibilidade, o ovo tornou-se um dos alimentos mais consumidos no mundo, consumo esse que é difícil até de mensurar.

Contudo, uma das coisas que intrigam muitas donas e donos de casa é o motivo pelo qual o ovo de galinha marrom é geralmente mais caro que o branco.

E estamos aqui para responder a essa questão!

Imagem: reprodução

Uma questão de custos produção

Os ovos marrons são oriundos das chamadas galinhas caipiras, que são aves criadas no campo, geralmente em pequenas granjas locais ou pequenos criadouros particulares.

Enquanto isso, os ovos brancos, que são mais comuns, vêm de galinhas criadas em grandes aviários e granjas industrializadas, as quais são mais conhecidas como “galinhas de granja”.

De acordo com especialistas, os custos de criação e manutenção de galinhas caipiras são bem mais elevados do que aqueles investidos nas galinhas “industriais”, por assim dizer.

Dessa forma, não apenas os ovos, mas também a própria carne de frangos caipiras abatidos são mais caros, diferença essa que pode ser percebida numa simples ida ao supermercado.

Essa explicação se contrapõe à crença popular de que os ovos marrons são mais caros por serem mais nutritivos que os brancos.

Na verdade, ambos os tipos de ovos contêm o mesmo balanço nutricional, e suas diferenças estão apenas na cor da casca.

Por que os ovos têm cores diferentes?

Bom, também de acordo com especialistas em avicultura, o que vai determinar a pigmentação da casca dos ovos é a raça da galinha em questão.

Além da já conhecida diferença de cor entre os ovos produzidos pelas galinhas caipiras e de granja, existem disparidades ainda maiores, como no caso de raças de galinha que põem ovos azuis e verdes, por exemplo.

*Com informações de Portal 6.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.