Mistério resolvido: Por que as tatuagens permanecem na pele para sempre?
A tinta de tatuagem é composta de partículas de pigmento que são maiores do que as células da pele.
Ainda não está totalmente esclarecido pela ciência como uma tatuagem se mantém permanente na pele. Isso ocorre porque o sistema imunológico está constantemente tentando eliminá-las. Quando alguém é tatuado, o corpo interpreta a tinta como uma agressão externa. Entretanto, as informações detalhadas sobre esse processo podem ser encontradas abaixo.
Tatuagens espalhadas pelo corpo
As tatuagens são feitas através de um processo em que o pigmento é injetado na derme, a camada mais profunda da pele. As agulhas da máquina de tatuagem perfuram a pele várias vezes por minuto, depositando o pigmento em camadas.
A pele é a primeira barreira do sistema imunológico e conta com células defensivas de ação rápida que podem entrar em ação quando são violadas, com o objetivo de detectar qualquer coisa estranha e destruí-la.
A tinta de tatuagem é composta por partículas de pigmento que são maiores do que as células da pele. Isso impede que as células brancas do sangue do corpo removam as partículas de pigmento, já que elas são muito grandes para serem transportadas pelos vasos sanguíneos.
Assim, as partículas nos pigmentos são volumosas e difíceis de serem degradadas pelas enzimas das células imunológicas, o que acaba formando uma marca permanente.
Quando as células que contêm o pigmento da tatuagem morrem, elas se desfazem e liberam o pigmento em seu núcleo. No entanto, logo em seguida, o pigmento é absorvido por outros tipos de células imunológicas, e o ciclo se reinicia. É por isso que é tão difícil remover tatuagens com laser.
Os cientistas também observaram que o pigmento da tatuagem pode alterar as proteínas que produzem e os sinais que enviam para outras células. Uma das teorias é que a célula pode começar a reagir de forma excessiva ou insuficiente a materiais estranhos, potencialmente colocando o sistema imunológico em desvantagem se uma nova tatuagem acabar inflamada. No entanto, ainda assim, é importante ressaltar que as infecções são raras com tatuagens.
Comentários estão fechados.