Por que Vênus é considerado o ‘gêmeo do mal’ da Terra pelos cientistas da Nasa?
Ambiente hostil e perturbador faz com que o segundo planeta do sistema solar seja visto como um verdadeiro inferno.
Cientistas da Nasa e da Agência Espacial Europeia se preparam para enviar três novas missões para Vênus, o segundo planeta do sistema solar. No caso, essas missões são resultados do interesse dos cientistas pelo planeta dada as novas descobertas. Inclusive, as condições encontradas fizeram com que os estudiosos digam que Vênus é o gêmeo do mal da Terra.
As condições assustadoras de Vênus
O que mais chama a atenção dos cientistas é o fato de que Vênus possui condições muito diferentes dos outros planetas do sistema solar, em especial da Terra. Para começar, existe, neste exato momento, um processo de efeito estufa acontecendo em Vênus. Inclusive, a atmosfera do planeta possui 24 quilômetros de espessura e é feita de dióxido de carbono.
Além disso, em Vênus também é possível encontrar nuvens de ácido sulfúrico, o que o deixa muito mais diferente da Terra. Porém, o fato que realmente intriga os cientistas é o calor do Planeta, que é suficiente para derreter chumbo, com uma temperatura média de 480º C. Dada essas informações, fica a pergunta do porquê de Vênus ser tão diferente da Terra.
Foi por conta dessas condições que o planeta ganhou o apelido de “irmão gêmeo do mal da Terra”, pois é um lugar muito maluco, embora relativamente próximo. No entanto, a comunidade científica acredita que poderá investigar essas condições nos próximos anos com as novas missões espaciais a serem feitas.
Missões a Vênus
A primeira missão é a da NASA, se chama DAVINCI e é feita a partir de dois componentes, sendo uma aeronave que sobrevoará Vênus em busca de dados das nuvens e dos terrenos, e a outra uma sonda espacial que descerá pela atmosfera. No caso, a sonda deverá captar mais dados da espessa atmosfera venusiana.
Outra missão é a VERITAS, também da NASA, que deverá ser o primeiro orbitador da NASA no planeta e que deverá buscar vestígios da história de Vênus. Por fim, temos uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, a missão EnVision, que deverá fazer um estudo mais completo do planeta. A expectativa é de que a missão ocorra no começo da década de 2030.
Comentários estão fechados.