Porque as empresas usam o ‘teste da xícara de café’ em entrevistas de emprego? Descubra AGORA
Um ex-diretor contou como criou o conceito do ‘teste da xícara de café’ e qual é o resultado esperado pelo recrutador na hora do processo seletivo.
Muito além da experiência profissional, a entrevista de emprego é o momento no qual o recrutador faz análises sobre personalidade, educação e postura.
Por isso, o ‘teste da xícara de café’ se tornou uma tendência na área de RH e consegue avaliar a atitude e proatividade de um candidato.
O teste foi desenvolvido pelo executivo Trent Innes para diminuir a tensão na entrevista de emprego e conseguir conhecer melhor as pessoas. O truque foi revelado pela primeira vez no podcast The Ventures, mas o assunto voltou à tona em 2023.
“Sempre vou levar você para passear em uma de nossas cozinhas e, de alguma forma, você sempre acaba saindo com uma bebida”, disse Innes no podcast.
Basicamente, ele oferecia uma xícara de café aos candidatos e observava a ação deles após tomar o café. Por exemplo, se colocariam o copo sobre a mesa sem permissão ou se prontificariam a levar a xícara à cozinha.
Apesar de ser um ato simples, Trent aprendeu que essa interação já ajudou em muitas contratações. Da mesma forma, ele afirma que já deixou de contratar candidatos qualificados devido ao modo como eles interagiram no teste.
Entenda o ‘teste da xícara de café’ na entrevista de emprego
Trent Innes é um ex-diretor administrativo da empresa Xero Australia. Durante sua carreira, ele percebeu que a atitude do profissional em situações simples era um diferencial importante.
“Você pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume a atitude, e a atitude de que falamos muito é o conceito de ‘lavar sua própria xícara de café”, disse o ex-diretor ao jornal The New York Post.
Assim, o grande truque secreto do teste era descobrir quais candidatos teriam a atitude de devolver a xícara vazia à cozinha no fim da entrevista.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
O segredo do ‘teste da xícara de café’
Para ele, as pessoas que se prontificaram a retornar o copo demonstraram um senso de propriedade e mentalidade de crescimento. Da mesma forma, essa ação demonstra educação, cooperação e habilidade de trabalhar em grupo.
Segundo o executivo, apenas 5% a 10% dos candidatos não passam no teste, a maioria consegue ser aprovada. Assim, essa avaliação serve, na verdade, para eliminar as pessoas que não se encaixam na cultura da empresa.
Trent Innes acredita que, no ambiente de trabalho, o comportamento com pequenas ações é tão importante quanto qualificações profissionais.
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