Porque o uso do termo pré-história é questionado?
Os estudiosos definem a pré-história como eventos que ocorreram antes da existência de registros escritos em uma determinada cultura ou sociedade.
Os estudiosos definem a pré-história como eventos que ocorreram antes da existência de registros escritos em uma determinada cultura ou sociedade.
A história refere-se ao período de tempo após a invenção de registros escritos em uma determinada cultura ou sociedade. Arqueólogos descobriram registros escritos no Egito a partir de 3.200 aC, que é a data aceita em que a história “começa” por lá.
Os historiadores atualmente pensam que os humanos anatomicamente modernos surgiram entre 200.000 e 300.000 anos atrás. Pense no escopo do que deve ter acontecido durante esse tempo: aventuras, tristezas, mudanças ambientais e a ascensão e queda das civilizações.
Ao analisar resquícios arqueológicos, cientistas podem construir narrativas surpreendentemente ricas de um passado distante. Entretanto, todas as evidências históricas precisam ser lidas de perto, originadas, interpretadas, contextualizadas e comparadas com outras fontes disponíveis.
Ainda hoje, podemos apenas juntar um pequeno fragmento de tudo o que ocorreu. E muito desse entendimento poderia muito bem estar errado porque é inevitavelmente parcial e incompleto. Muitas coisas que os historiadores consideram hoje, serão questionadas por futuros historiadores armados com novas ferramentas e novas evidências.
Nós só sabemos o que aconteceu na pré-história usando arqueologia, padrões climáticos, geologia e algumas evidências da mudança da linguagem oral com base em taxas bastante constantes de mudanças de linguagem.
Pré-história questionada
A divisão entre pré-história e história é alvo de controvérsias. Anteriormente, a distinção era baseada em um período de fontes escritas e não escritas ou não decifradas.
Depois que as escavações iraquianas e a história escrita se estenderam até o quarto milênio aC e a era não-escrita começou a ser revelada, a divisão da linha do tempo tornou-se obsoleta para muitos historiadores.
Também aprendemos que a história remonta a muito mais do que pensávamos. Principalmente quando se desvincula os eventos do surgimento das grandes civilizações humanas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.