Postos de trabalho focados em matemática resistem melhor a crises financeiras

Além disso, esses empregos oferecem melhores salários aos seus profissionais.

Uma pesquisa recente do Itaú Social, divulgada nesta segunda-feira (19), destaca a resiliência dos empregos ligados à matemática em momentos de crise, em comparação com outras ocupações não vinculadas a essa disciplina. A principal razão para essa resistência é a maior especialização exigida por essas posições.

Para ilustrar esse ponto, dados do estudo revelam que, durante a pandemia da Covid-19, as ocupações fundamentadas em matemática apresentaram uma queda de 6,8%, enquanto outras ocupações mostraram uma retração mais acentuada, atingindo 13,1%.

Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, em entrevista à Agência Brasil, esclareceu que os “empregos relacionados à matemática” são mais duradouros e oferecem salários mais atrativos.

Ela ressaltou que, mesmo em períodos de crise, esses empregos mantêm uma estabilidade significativa em termos de formalidade e remuneração, superando a média dos empregos brasileiros.

“Ou seja, ao compararmos um trabalho intensivo em matemática, [de autor] com ensino superior completo, com um trabalho não intensivo em matemática, embora realizado [por alguém com ensino superior completo], a média salarial do primeiro é o dobro”, acrescentou Seidel.

Outra conclusão relevante do estudo indica que, ao contrário de outros países, o Brasil emprega um número reduzido de profissionais ligados às carreiras vinculadas à matemática, as quais demonstram maior resistência e geram renda substancial.

Portanto, a pesquisa destaca a necessidade urgente de investimento no desenvolvimento profissional para aqueles interessados em trabalhar nessa área, bem como na criação de empregos relacionados ao setor.

Mais detalhes do estudo

O estudo, que foi intitulado “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, foi conduzido pelo Itaú Social, como já citado, mas teve colaboração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A pesquisa seguiu uma metodologia adaptada das pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), ajustada às características do mercado brasileiro.

Fernanda Seidel ressaltou que países europeus realizam levantamentos semelhantes para estimular o desenvolvimento econômico, reconhecendo a importância estratégica do aumento de empregos relacionados à matemática. A amostragem também buscou avaliar a importância da matemática para a economia brasileira, destacando a lacuna em relação a nações europeias.

Além disso, o estudo revelou que as ocupações ligadas à matemática oferecem salários 119% superiores à média de outras profissões. Para se ter uma ideia, no terceiro trimestre do ano passado, a média salarial desses profissionais foi de R$ 3.520, mais que o dobro da média de outras categorias (R$ 1.607) no mesmo período.

A pesquisa também utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, do IBGE) para analisar o número de trabalhadores e suas remunerações associadas às atividades relacionadas à matemática.

Outro dado interessante é que a idade média dos trabalhadores ligados à matemática situou-se entre 36,9 e 38,6 anos, indicando uma leve tendência de aumento ao longo dos anos.

Comparativamente, a idade média do trabalhador brasileiro era de 39,3 anos no primeiro trimestre de 2023, revelando que os profissionais envolvidos em atividades matemáticas são ligeiramente mais jovens que a média nacional.

A pesquisa destaca ainda que a maioria dos profissionais relacionados à matemática concentra-se nas regiões Sudeste e Sul, com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná abrigando mais da metade desses trabalhadores.

Os benefícios do investimento na matemática como elemento qualificador da mão-de-obra brasileira

O estudo do Itaú Social tem como objetivo demonstrar como o Brasil pode se beneficiar economicamente com um maior aprendizado em matemática e o subsequente aumento de profissões que demandam habilidades nessa área.

Patrícia Mota Guedes, superintendente da instituição, destaca que os dados apurados evidenciam a importância do investimento em educação matemática de qualidade. O estudo aponta as potencialidades oferecidas pela disciplina, ensinada desde a educação básica, e sua influência no futuro dos jovens.

“O levantamento apresenta dados concretos para sensibilizar cada vez mais o poder público, setor produtivo e sociedade de forma ampla sobre a relevância da matemática para o desenvolvimento de um país”, ressalta Guedes.

No Brasil, as ocupações relacionadas à matemática concentram-se mais nas áreas de serviços administrativos e de tecnologia da informação do que em setores tradicionalmente associados à inovação e desenvolvimento tecnológico, como engenharia e pesquisa, como ocorre em países europeus.

* Com informações da EBC – Agência Brasil

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