Pratos e bebidas típicas da Tailândia

Conheça mais sobre as comidas típicas da Tailândia, as principais influências, os ingredientes mais comuns e os pratos da região.

Uma cozinha repleta de sabores e texturas, a culinária tailandesa ganhou o mundo com seus temperos exóticos que misturam doce, salgado, picante e ácido. Uma verdadeira experiência sensorial em um só prato!

Seus pratos são resultado de uma cultura rica e uma história milenar repleta de tradições que não se deixaram levar pelo passar dos anos. Os tailandeses, assim como o povo de todo o Sudeste Asiático, são dotados de muita generosidade e espírito receptivo.

E, como se não bastasse, a Tailândia é dotada de belezas naturais incríveis com suas praias paradisíacas que já serviram de cenários para filmes hollywoodianos. Um cenário perfeito para provar iguarias muito especiais que você vai conhecer agora!

Influências da culinária tailandesa

A culinária tailandesa recebe influências dos países vizinhos no Sudeste Asiático. O interessante é que, apesar de variar conforme a região, a gastronomia mantém sua base agridoce e forte picância.

Principais ingredientes da culinária tailandesa

Assim como no restante do Sudeste Asiático, o arroz é mandatório nos pratos preparados na Tailândia. Mas, não só ele! O país é conhecido por ser bastante apimentada em razão do uso de ervas frescas, além do molho de peixe que lhe dá um sabor bastante característico.

No entanto, preste bem atenção nesses nomes – leite de coco, lima kaffir e curry. Além do arroz e das especiarias, você vai encontrá-los com muita frequência na maior parte dos pratos!

Vocabulário básico da culinária tailandesa

  • Noodles: sopa de macarrão que pode ser feita de arroz ou massa similar ao miojo acompanhada de carne, legumes e tempero
  • Wok: utensílio básico da culinária asiática, se parece com um tacho e é usado para grelhar ou cozer
  • Curry: variação tailandesa do tempero indiano, porém com sabor mais suave

Curiosidades sobre a culinária tailandesa

O que você normalmente tem para seu café da manhã? Café, pão, leite, bolos e biscoitos, certo? Pois bem, na Tailândia, assim como em outros países do Sudeste Asiático, o negócio é ter um prato quente no café da manhã, comida meeesmo, com arroz, legumes, ensopados e noodles, sempre os noodles.

E aquela história de comer inseto frito? Eles até são vendidos nas barraquinhas de rua em alguns países, mas você não é obrigado a experimentar! A culinária tailandesa encontra suas variações conforme a região visitada. Na capital, Bangkok, é comum encontrar carnes de porco, frango, vaca e camarão.

Ao norte, as carnes bovinas são mais raras, logo as opções mais comuns são frango e porco. No litoral, os frutos do mar são os campeões dos pratos comercializados. Ah, é vegetariano ou vegetariana? Não se preocupe, pois as opções são muitas em todo o país! E, voltando aos frutos do mar, estes são expostos na entrada dos restaurantes ou em aquários.

Daí, você pode pode escolhê-los ali mesmo. Normalmente, o vendedor os coloca em uma balança e o comprador paga por quilo. Depois, é só pedir para prepará-los na grelha como churrasco ou em um prato mais elaborado.

O mercado flutuante de Bangkok

Ir à Bangkok, capital da Tailândia, e não visitar os mercados flutuantes é o mesmo que sair do Rio de Janeiro sem conhecer o Cristo Redentor! O maior deles, o Damnoen Saduak, é um pouco caótico à primeira vista e muitos o classificam como descaracterizado. Isso porque faltam aqueles elementos básicos desse tipo de mercado: os barquinhos usados para o preparo e venda de comida.

Por isso, vale a pena dar uma esticada fora do centro de Bangkok até Taling Chan, local frequentado pelos próprios tailandeses aos finais de semana. Lá, o turista encontra barraquinhas de doces tradicionais, mesas coletivas instaladas à beira do rio, grupos musicais tailandeses e, claro, os famosos barquinhos.

Pratos típicos da Tailândia

1. Pad Thai

Pad Thai - 	pratos tipicos da tailandia

A maior parte dos países tem um prato considerado como o símbolo de sua cultura e gastronomia. Na Tailândia, esse prato é Pad Thai. São noodles misturados no wok quente misturado a soja, ovo, camarão e cebola. Tudo muito bem temperado com açúcar, molho de soja e malagueta. O toque final é dado com uma cobertura de amendoins picados colocada quando a mistura já está no prato.

2. Guay Jub

Comida Tailandesa - Guay Jub

Um legado da culinária tailandesa se apresenta em duas versões – a clara e escura. De qualquer modo, o prato leva tofu, noodles de arroz, ovos cozidos e carne de porco. A receita tradicional inclui as vísceras do porco, mas se você não é muito chegado, pode ficar tranquilo porque é fácil encontrar opções sem as “iguarias”. Ah, a versão mais clara é suave enquanto a escura costuma trazer especiarias a mais!

3. Tom Yum Goong

Sopa Tailandesa - Tom Yum Goong

Já falamos que a comida tailandesa tem a fama de ser bem apimentada, certo? Com este prato, não seria diferente! O tom yum goong é uma sopa picante de camarão feita com molho de peixe (sempre ele!), erva-príncipe, chalotas (cebolas vermelhas), malaguetas e folhas de lima. Para completar, cogumelos frescos. Imagine que delícia!

4. Pad See Ew

Pratos da Comida Tailandesa - Pad See Ew

Os mercados flutuantes são aqueles lugares que guardam segredos inigualáveis da culinária local. Por lá, você vai encontrar facilmente alguém que prepare o pad see ew, prato com influências chinesas feito com noodles largas de arroz, alho, molho de soja, ovo, brócolis e carne bovina, suína, de galinha ou camarão. Aquele verdadeiro “abraço” no estômago!

5. Gaeng Matsaman

Comida Thai - Gaeng Matsaman

Normalmente, os pratos que levam curry na Tailândia são bem picantes e, para quem chega, causa algum estranhamento. O gaeng matsaman é uma excelente opção para começar! O prato é um pouco mais adocicado e leva ervas como cardamomo, canela, cravinhos e noz-moscada, tudo acompanhado por batata.

6. Satay

Pratos Típicos da Tailândia - Satay

Gosta de um bom espetinho no final de tarde? Na Tailândia, você pode experimentar o satay, espetinho de porco com molho de amendoim. A carne é marinada com cúrcuma e leite de coco fazendo um dos mais populares aperitivos do país.

7. Kai Med Ma Muang

Comida com mistura Agridoce Tailandesa - Kai Med Ma Muang

Na Tailândia, os nativos adoram as misturas agridoces, como você já deve ter percebido até aqui. O kai med ma muang é, basicamente, um prato feito com galinha e caju. Muito parecida com os pratos chineses, a receita leva molho de soja doce, malaguetas e cebola.

8. Khao Soi

Prato Famoso na Tailândia - Khao Soi

Um prato bastante apreciado no norte tailandês, o khao soi tem influência birmanesa e é composto por pedaços de porco ou galinha cozidos no leite de coco com curry. Desse cozimento, sai um caldo que é usado para cobrir os noodles de ovos cobertos com noodles frias e verduras.

9. Gaeng Keow Wan Kai

Curry Tailandês - Gaeng Keow Wan Kai

O curry, sempre o curry, deixando quem aprecia a culinária tailandesa confusa para escolher seu prato preferido! O gaeng keow wan kai é um curry verde de galinha que leva leite de coco, beringelas, manjericão, bambu e coentro. Pode ser servido com arroz ou noodles.

10. Khao Pad

Arroz Tailandês - Khao Pad

Cansou da “picância” dos pratos tailandeses? Vá de khao pad, o arroz frito de preparo super simples – arroz, cebola, ovo e ervas. Normalmente, vem acompanhado de camarão, galinha ou carne bovina. É aquele coringa que você encontra em qualquer restaurante por lá!

11. Curry Massaman

Curry Tradicional da Tailândia - Curry Massaman

Aí, o curry de novo! Dessa vez, ele vem no prato feito com carne (frango, pato, cordeiro ou porco) e servido com arroz branco, salada de pepino, cebola, chilli, açúcar e vinagre.

12. Gaeng Daeng

Culinária Tailandesa - Gaeng Daeng

Mais um prato de caril para você experimentar na Tailândia! O gaeng daeng é prato feito com leite de coco, carne e pasta vermelha de caril. Claro, um toque de folhas de lima para incrementar! Se desejar, pode pedir um acompanhamento de arroz.

13. Som Tum

Salada Tailandesa - Som Tum

Quando experimentar esse prato, vai sair comentando que até a salada na Tailândia consegue ser picante! O som tum é um prato preparado com feijão verde, tomate, papaia, malagueta e alho. Como resultado, um delicioso sabor agridoce picante que tem suas origens no nordeste do país.

14. Tom Kha Gai

Sopa - Tom Kha Gai

Já percebeu que os tailandeses adoram preparar uma sopa? Essa aqui, a tom kha gai, é feita com frango, leite de coco, cogumelos, tomate, capim limão e lima kaffir, tudo aromatizado com galangal, raíz da família do gengibre. Você vai sentir o contraste entre o leite cremoso e a acidez das especiarias. Vale a pena provar!

15. Panaeng Muú

Carne ao Molho Tailandês - Panaeng Muú

O panaeng muú é, basicamente, um prato de carne, que pode ser bovina, de aves, porco ou frutos do mar, com molho de curry. A variação do tempero na Tailândia é mais suave que o indiano, por isso, pode provar sem medo! Ah, a receita leva, claro, leite de coco e limas kaffir. Uma delícia!

16. Geang liag

Prato da Tailândia - Geang liag

Mais um tipo de sopa tailandesa, porém esta é um pouco mais simples. Trata-se de vegetais cozidos em água… e pronto! A diferença é que o prato com muuuita variedade de vegetais!

17. Thod-mun-pla

Aperitivo da Tailândia - Thod-mun-pla

Bem simples, esse aperitivo é feito com massa de peixe desfiado misturado a outros ingredientes. Beeeem saboroso!

Sobremesas tailandesas

1. Mango Sticky Rice

Sobremesa Tailandesa - Mango Sticky Rice

Nem só de pimenta vive um ser humano na Tailândia! O mango sticky rice é uma sobremesa feita com manga madura servida com arroz preparado no leite de coco. Vai dar uma aliviada em tanta picância, concorda?

2. Sorvete de coco…no coco!

Ice cream kati - Sorvete da Tailândia

Alguns restaurantes em Natal, no Rio Grande do Norte, servem o sorvete usando a metade do coco como recipiente. Na Tailândia, apenas uma parte da polpa é retirada e, daí, colocam o sorvete. Por cima, ainda jogam uma calda de chocolate e amendoim. E aí, gostou? Se sim, só pedir pelo nome – Ice cream kati.

3. Sorvete no rolo (Ice Cream Roll)

Sorvete muito famoso na Tailândia - Ice Cream Roll

Sorvete é sempre bom, ainda mais quando traz consigo um jeito novo de servir. Em alguns locais da Tailândia, o vendedor prepara o sorvete ali mesmo, na sua frente. Siim, coloca o leite e as frutas em uma chapa, vai picando, misturando até que aquilo ali vira uma massa! Mas, calma que ainda não acabou!

Depois disso, espalha a massa pela chapa e a coloca em forma de rolinhos. Muito interessante!

4. Tab tim grob

Sobremesa da Tailândia - Tab tim grob

Uma sobremesa super criativa levando, claro, leite de coco! O doce é preparado com castanhas d’água, ervas nativas da Ásia, jogadas em um xarope rosa e cobertas por amido de milho. Depois, elas são cozidas e servidas no leite de coco.

5. Kluey Buad Chee

Doce de Banana Tailandês - Kluey Buad Chee

Sobremesa simples que cai na graça de muitos visitantes! O doce é feito com bananas fatiadas e mergulhadas no leite de coco. Mas, não é qualquer leite de coco! O líquido é saborizado com açúcar e folha de pandano, uma planta encontrada na Tailândia.

Bebidas típicas da Tailândia

Antes de passar para as bebidas típicas tailandesas, é interessante dar algumas dicas. Se for comprar um refresco de barraquinhas de rua, a forma mais comum de encontrar é em sacos de plástico. Porém, você pode pedir um copo se preferir.

Caso peça refrigerante em uma garrafa de vidro, você não pode sair com ela em mãos. Quanto à venda de bebidas alcoólicas, existem horários e regras a serem seguidas. Lojas de conveniência e supermercados só podem comercializá-las entre 11h da manhã e 14h. Depois, só voltam a vender entre 17h e meia-noite.

1. Cha Yen

Bebida Tailandesa - Cha Yen

É uma bebida láctea feita com chá preto, água fervente, leite condensado e açucarado servido sobre gelo com mais açúcar. No topo, um pouco de leite evaporado.

2. Cha Manao

Bebida da Tailândia - Cha Manao

O cha manao é uma excelente opção para quem quer o chá gelado sem algum ingrediente lácteo. O modo de preparo é exatamente igual ao cha yen, porém servido com suco de limão no lugar do leite condensado.

3. Nam Manao

Limonada Tailandesa - Nam Manao

É a nossa limonada que pode ser servida acompanhada de um xarope. Uma variação, a manao soda, é servida com suco de limão fresco, água com soda e xarope de açúcar.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More