10 Pratos Típicos da Culinária Goiana

Conheça os deliciosos pratos que definem bem a cultura gastronômica do estado de Goiás.

0

Goiás está localizado, literalmente, no coração do Brasil. Pertencente à região centro-oeste, durante a construção de sua história o estado recebeu influências de diversas localidades.

Em relação aos pratos típicos da culinária goiana, as maiores referências são a cozinha mineira e os bandeirantes de todo o sudeste. Essa proximidade entre Minas Gerais e Goiás, inclusive, rende muitas disputas pela autoria das receitas.

Pratos suculentos, servidos com muita generosidade e com ingredientes muito ligados à cultura rural – principalmente por causa do agronegócio, marca do estado – caracterizam bem as comidas típicas, que estão entre os mais gostosos do país.

Principais ingredientes da culinária goiana

Simples, mas muito rica em sabor! Assim pode ser definida a culinária do estado de Goiás. Carregados de tradições, os pratos têm como ingrediente de referência o arroz.

Mas, além dele, carne de porco, frango, pequi, milho, mandioca e queijo estão presentes na maioria das receitas. Falando nelas, se tem um lugar onde as receitas de famílias são levadas a sério, esse lugar é Goiás. Doces e quitandas constituem verdadeiros tesouros de família.

Boa parte dos sabores típicos são creditados aos temperos. Alho, cebola, cheiro verde, açafrão, pimenta ardida e de cheiro complementam os ingredientes básicos, conferido um gosto marcante a qualquer preparação.

Comidas típicas goianas

1. Pamonha

Comidas Típicas Goiânia - Pamonha com Queijo

Unanimidade entre os goianos! Tanto que nos restaurantes mais tradicionais existe até rodízio de pamonha. Em Goiás, a massa tradicional, que leva milho verde ralado, banha de porco e temperos é incrementada com queijo, linguiça, frango, carne desfiada e pimenta.

Indiscutivelmente delicioso, o prato sustenta uma das tradições mais antigas do estado. Na época da colheita do milho, famílias inteiras, inclusive as crianças, se reúnem nas famosas “pamonhadas”.

2. Arroz com pequi

Arroz com Pequi - Comida Goiânia

Não há como falar das comidas típicas goianas sem citar o pequi. Amado por uns e odiado por outros, ele pode ser preparado sozinho ou com frango. Porém, a preparação com arroz é o verdadeiro clássico. O prato leva, além do arroz, açafrão, pequi e temperos, mas, pode contar com adicionais, como milho, guariroba e frango. O sucesso é tanto que a iguaria ganhou releituras gourmet e ficou conhecida em todo o Brasil.

3. Empadão goiano

culinária goiana - Empadão Goiano

O empadão goiano, apesar de ser conhecido em todo o estado, é típico da cidade de Goiás. A massa, com a proporção perfeita para o recheio, é leve e derrete na boca. O recheio leva frango desfiado, linguiça caseira, carne de porco, pequi e guariroba.

4. Panelinha

Pratos Típicos de Goiás - Panelinha

Trata-se de um nome novo para algo que os goianos costumam fazer há muito tempo: arroz e carnes são preparados juntos e em uma panela de barro. Existem panelinhas de vários sabores, porém, as mais tradicionais são de frango com pequi e carne de sol. Dois temperos são imprescindíveis, a pimenta de cheiro e o açafrão. Também não pode faltar a generosa cobertura de queijo mussarela.

5. Galinhada

Galinhada - Pratos de Goiás

Há uma eterna disputa entre o estado criador do prato. Independente disso, o sabor da galinhada goiana é indiscutível. Arroz, frango, açafrão são acrescidos de pequi, guariroba e muito cheiro verde. Um verdadeiro ícone entre os pratos típicos de Goiás.

6. X-tudo de pit-dog

x-tudo de pit dog - Comidas tradicionais de Goiânia

Muito antes da popularidade dos food trucks os goianos já apreciavam comida de barraquinha. Aliás, o sanduíche é uma das paixões gastronômicas do estado. Seja na capital ou interior, praça em Goiás é sinônimo de pit-dog, nome carinhoso dado às pequenas lanchonetes de rua.

O X-Tudo é acompanhamento obrigatório do fim da balada. E é tudo mesmo: hambúrguer, bacon, ovo frito, presunto, salsicha, queijo, salada, milho e batata palha. Para acompanhar? A melhor pedida é um creme, que nada mais é do que polpa de fruta batida com gelo, leite e leite condensado.

7. Angu de milho verde

Receita de Goiás - Angu de Milho Verde com Frango

Arroz e feijão, frango com guariroba e quiabo com jiló formam a combinação mais tradicional dos almoços típicos do interior do estado. Mas, além deles, um acompanhamento é indispensável, o angu de milho verde. Os grãos são batidos com um pouco de água e a mistura é coada. Depois vai para a panela até engrossar. Combina muito com cheiro verde e pimenta de cheiro.

8. Biscoito de queijo

pratos típicos de Goiânia - Biscoito de Queijo

O biscoito de queijo é uma quitanda de origem muito questionada. Porém, em Goiás, principalmente no interior, é uma verdadeira tradição. A massa, que desmancha na boca, é assada e os principais ingredientes são polvilho, ovos, leite e queijo. É o acompanhamento ideal para o café da tarde.

9. Mané pelado

Receitas tradicionais de Goiânia - Mané Pelado

No estado goiano, bolo de mandioca ganha o nome de mané pelado. A massa leva, ainda, coco e queijo ralado, deixando o prato cremoso e irresistível. Na cidade de São Francisco de Goiás, a 83 km da capital, a Barraca da Cida é uma referência do preparo. A qualquer hora do dia, sempre tem mané pelado quentinho!

10. Doces em compota

Doces goianos - Doces em Compota

Embora o estado seja muito famoso pelos seus doces, são as compotas que detém o maior destaque. Elas são feitos artesanalmente por doceiras, e geralmente são preparados a base de frutas ou leite e cozidos em tachos de cobre. É uma verdadeira arte, passada de geração a geração.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.