Prazo de atualização de informações do Cadastro Único foi prorrogado
O prazo que se encerrava nesta sexta-feira, 14, foi estendido por mais 30 dias. Essa é a oportunidade para as famílias se organizarem para colocar os dados em dia.
Na noite da última quinta-feira, 13, o Ministério da Cidadania prorrogou o período delimitado para revisão dos dados das famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). O prazo que expirava nesta sexta-feira, 14, foi adiado por mais 30 dias. Essa decisão foi tomada por causa das filas e confusões vistas em vários pontos do Brasil, já que muitos beneficiários não conseguiram atualizar a sua situação na ferramenta.
Leia mais: 22 benefícios concedidos para quem possui Cadastro Único
Como ter o Cadastro Único aprovado?
Os programas sociais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação continuada (BPC), Tarifa Social de Vitalidade Elétrica (TSEE) e ID Jovem solicitam a atualização do cadastro. Caso contrário, os seus benefícios podem ser suspensos. O CadÚnico considera o perfil do beneficiário como desatualizado, se não houver alterações por mais de dois anos. Quando isso acontece, o Ministério da Cidadania solicita uma inspeção cadastral.
A famílias que estão sendo chamadas devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a uma central de atendimento do Cadastro Único do município. Devido à pandemia da Covid-19, o período de não renovação de dois anos tornou-se mais flexível à medida que a rematrícula está sendo faseada.
Segundo o Ministério da Cidadania neste ano, apenas as famílias com cadastro atualizados em 2016 ou 2017 foram chamadas para comparecer, a fim de atualizar os dados no CadÚnico. As famílias cujos dados foram verificados em 2018 ou 2019 se reunirão nos próximos anos.
O que é o Cadastro Único?
É um instrumento do Ministério da Cidadania que foi criado com a finalidade de poder identificar e qualificar as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Em outras palavras, grupos de baixa renda. Quando as pessoas fazem parte do Cadastro Único, elas passam a ter direito sobre diversos benefícios que são disponibilizados.
Como já mencionamos, o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Identidade Jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC) são apenas alguns dos que são concedidos àqueles com os dados no CadÚnico.
As famílias que têm direito a esse cadastro são aquelas que têm uma renda mensal de meio até um salário mínimo. Caso contrário, devem ter uma renda mensal total no máximo de três salários mínimos.
Comentários estão fechados.