Prazo para estados emitirem novo RG nacional é estendido pelo governo
O número de estados aptos a conceder o documento é de 11 até o momento.
A partir da publicação de um decreto pelo governo federal na sexta-feira (3), os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequarem à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG que unifica o cadastro em todo o país.
O documento é mais moderno e seguro, apresentando o CPF como único número de identificação e possuindo formato digital pelo aplicativo Gov.br. Até o momento, 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir a nova carteira.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço. Mais de 175 mil documentos já foram baixados no formato digital e cerca de 200 mil foram emitidos fisicamente.
Com a nova versão do documento de identificação, o cidadão passa a ter um número de identificação único, em vez de vários números de RG por estado, além do CPF.
A CIN vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Isso permite a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
A inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ torna o documento de identificação também válido como documento de viagem. Embora o Brasil só tenha acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul, a nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento físico, pode apresentar a versão digital em seu celular.
Comentários estão fechados.