Nova CNH: Preciso trocar o documento para o novo modelo?
A nova CNH deve ser o padrão para os motoristas de todo o Brasil, e por isso muitos não sabem se precisarão renovar agora ou não.
Quem tirar a habilitação nos próximos meses já deve receber o novo modelo de CNH, que é mais moderno e tem um prazo de validade muito maior. Mas, o que fazer em caso de habilitação tirada até o fim do ano passado? Ou seja, é preciso trocar a CNH pelo novo modelo? Bem, antes de responder essa pergunta, é necessário compreender que esse é o novo modelo de documentação padrão no Brasil. De modo que, de qualquer forma, o documento precisa estar dentro desses moldes para todos os motoristas. Mas a boa notícia é que não será necessária a troca imediata em alguns casos.
Leia mais: Nova CNH: Confira o que muda no novo modelo da Carteira Nacional de Trânsito em 2022.
Preciso trocar a minha habilitação esse ano?
A resposta é: depende. Se a sua habilitação expira esse ano, então de fato você precisará recorrer ao Detran para conseguir uma nova. Porém, se a sua CNH ainda não está perto do prazo de validade, então não será necessário fazer a troca de imediato.
Isso porque, embora o Governo Federal estipule que o documento padrão deve ser no novo formato, a mudança será gradual, o que significa que a população brasileira terá o novo documento à medida que as carteiras precisam de renovação . Com isso, estipula-se que levará, no máximo, quatro anos para que todos possuam a CNH dentro do novo padrão. Portanto, não precisa se preocupar com uma troca antes desse período, a não ser que você deseje estar com o novo documento logo.
Novidades da CNH
Os novos habilitados possuirão uma CNH com um design muito mais moderno. Inclusive, o governo se inspirou nos moldes internacionais de padronização de documentação para deixá-la mais prática e com uma estética melhor.
Porém, a grande novidade fica por conta do prazo de validade da nova habilitação. Afinal, a maioria dos motoristas terão um documento com prazo para renovação de até dez anos, o dobro do tempo definido anteriormente. Mas atente-se aos detalhes, pois motoristas entre 50 e 70 anos devem renovar a carteira em cinco anos, ao passo que os que tiverem mais de 70 anos devem renovar em, no máximo, três anos.
Comentários estão fechados.